
Nós entraremos em férias e ano que vem voltaremos com nossas postagens e contamos com a presença de vocês neste blog.
Desejamos a todos um ótimo fim de ano e um 2012 fantástico, com muita saúde, muita paz, amor, realizaçoes e sucessos!
O QUE SÃO?
As fibras estão presentes nas paredes das células dos vegetais, conferindo textura e firmeza aos cereais, frutas, verduras e leguminosas (formam o esqueleto dos vegetais). Elas não fornecem nutrientes e calorias e também não são digeridas e absorvidas pelo nosso organismo, não produzindo energia e sendo eliminadas pelas fezes (intactas ou dissolvidas). Entretanto, constituem um elemento necessário para o funcionamento adequado do organismo e melhora da qualidade alimentar. Por este motivo alertamos tanto sobre a prevservação das fibras dos sucos, ato que conversa seu baixo índice glicêmico.
PARA QUE SERVEM?
Elas previnem doenças, ajudam no emagrecimento, promovem a regularização do intestino e eliminação de substâncias tóxicas que ingerimos constantemente; e ainda “alimentam” as boas bactérias intestinais (probióticos), diminuindo as bactérias ruins (microbiota patogênica).
As boas bactérias intestinais auxiliam em nossa saúde de diversas maneiras: produzindo vitaminas e melhorando a absorção de minerais; melhorando as defesas do organismo, sendo muito importantes em tratamentos de alergias; além de possuírem ação anticarcinogênica.
Alguns dos principais benefícios das fibras no dia-a-dia:
MIX FIBRAS DOCE
Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga sem sal
4 maçãs pequenas e firmes cortadas em cubos e com casca
3 colheres de sopa de uvas passas
1 colher de sopa de açúcar demerara
⅓ de xícara de amêndoas cruas se sem sal trituradas
½ xícara de linhaça triturada
Modo de preparo: Numa frigideira anti-aderente, refogue a maçã na manteiga até ficar macia. Coloque a uva passa, a amêndoa e o açúcar. Refogue até ficar uma espécie de granola. Junte a linhaça e retire do fogo. Deixe esfriar, transfira para um vidro bem fechado e guarde na geladeira. Rende: 20 colheres de sopa.
Ainda neste mês de outubro estaremos postando mais receitas com linhaça, não deixe de acompanhar as nossas dicas toda semana!
· Escolha sempre marcas que garantem que a linhaça é orgânica (cultivada sem agrotóxicos e pesticidas), mesmo que estas custem um pouco mais caro;
· Procure por embalagens fechadas (evite comprar à granel), para que ela não esteja misturada com outros cereais;
· Verifique se ela não está mofada, suja ou parcialmente quebrada, podendo assim alterar seu sabor original e qualidades dos nutrientes;
· Evite comprar farinha de linhaça já triturada. Compre as sementes e triture em casa no liquidificador, assim temos melhor preservação do ômega 3;
· Existem opções de farinha de linhaça “estabilizada”, são mais caras, mas garantem maior prazo para consumo, melhor qualidade e confiança. Mesmo assim, após abrir a embalagem conserve na geladeira, em uma embalagem escura e procure consumir no máximo até 15 dias.
RELEMBRANDO!! Compre sempre a linhaça em sementes. Elas devem ser trituradas e se transformar em uma farinha para ser consumida, assim o organismo conseguirá aproveitar todos os nutrientes.
Procedimento correto para triturar as sementes em casa:
- Aquecer por 15 minutos em fogo baixo as sementes de linhaça;
- Triturar cerca de 1 xícara de sementes secas no liquidificador;
- Guardar a farinha na geladeira em um frasco escuro, limpo, seco e bem fechado;
- Consumir em até 15 dias.
Aprenda, com as dicas abaixo, a montar um sanduíche equilibrado, COM TODOS OS GRUPOS NUTRICIONAIS que você precisa para tornar esta refeição completa
CARBOIDRATOS:
Evite o pão francês! Prefira pães integrais preparados com farinhas escuras, onde os grãos sejam visíveis. Prefira aqueles ricos em grãos: 7, 9, 10, 12, 14, 15 grãos. São facilmente encontrados nos supermercados; também possuem maior teor de proteína na composição;
O pão sírio é uma boa opção para variar, existe na versão integral, escolha o tamanho médio, que é do tamanho de um prato de sobremesa.
Observe o rótulo na hora da compra:
· Ingredientes: o primeiro precisa ser a farinha de trigo integral.
· Fibras: a porção a ser consumida deve possuir no mínimo 2g de fibras.
Dicas:
Se você precisa emagrecer, evite os pães integrais caseiros, especialmente feitos na máquina. Eles contêm maior concentração de carboidratos.
VEGETAIS
Escolha pelo menos 2 tipos dos vegetais abaixo:
1) Folhosos verde-escuros: agrião, rúcula, alfaces, broto de alfafa, almeirão, couve, espinafre;
2) Tomate, pepino, palmito, cenoura e beterraba ralada (cruas);
Utilize ervas e temperos sobre os vegetais e nas pastas: orégano, manjericão fresco, salsinha, cebolinha.
PROTEÍNAS
A PROTEÍNA É A "PEÇA CHAVE" DO SANDUÍCHE.
Ela traz saciedade e evita a busca por alimentos e hábito de beliscar depois da janta.
As escolhas certas são:
· Atum e sardinha enlatados (produtos ricos em ômega 3)
· Ovo (cozido, mexido, omelete com vegetais ou em pasta) - Jamais frito!
· Frango desfiado
· Tofu (queijo de soja), hambúrguer de proteína de soja ou de peru;
· Hambúrguer de ave (frango ou peru) assado ou grelhado 1x na semana no máximo
· Frios magros e não defumados (presunto cozido, peito de peru e chester)
Devem ser evitados:
· Embutidos e opções gordurosas como: linguiça, salame, salsicha (vina), mortadela, bacon, empanados, nuggets, hambúrguer de carne, queijos amarelos, brancos, requeijão (mesmo light) e ricota.
GORDURAS E PASTAS
-Evite margarina, manteiga e maionese (mesmo light);
-Utilize azeite de oliva – 2 colheres de chá para umedecer o pão e esmague 2 colheres de chá de gergelim torrado por cima;
-Misture na salada ou nas pastas algumas sementes de girassol e abóbora (sem sal) ou tahine;
-Você pode preparar pastas com vegetais e proteínas.
EVITE ACRESCENTAR: Sal, catchup, maionese, mostarda, molho de pimenta nos sanduíches (exceto se estiver na receita).
RESUMINDO: Você pode montar o lanche de acordo com o seu paladar e os ingredientes que tem na geladeira de casa, no restaurante, padaria ou lanchonete em que está. A preocupação sempre deve estar em usar todos os grupos nutricionais para montar o sanduíche, para que ele esteja completo e nutritivo. Começe a montar seu sanduíche fazendo suas próprias combinações e em breve postaremos receitas criativas e dicas sobre bebidas que podem acompanhar o sanduíche!
Depende da forma como é preparado e consumido, dos ingredientes que o compõem, das quantidades utilizadas e do restante da alimentação diária. Por ser uma refeição rápida, não precisa ser nutricionalmente desequilibrada, pelo contrário, os lanches feitos em casa se tornam mais saudáveis pela possibilidade de escolha dos produtos ricos em fibras, verduras, proteínas magras e pela diminuição da gordura utilizada, o que os tornam menos calóricos, fornecendo saciedade e prazer. Os prejuízos que os lanches na rua podem trazer à saúde estão mais ligados aos exageros no consumo de gorduras e à falta de certos nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.
Um sanduíche nutricionalmente saudável e equilibrado precisa respeitar a composição adequada de nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Todos estes nutrientes devem estar presentes no sanduíche para poder alcançar boas fontes de vitaminas e minerais.
Quando falamos de jantar sempre devemos ter proteínas que sejam fontes de ferro, zinco e vitamina B12 e não de cálcio. O cálcio é um nutriente essencial ao bom funcionamento do corpo e prevenção de osteoporose, mas ele não deve ser ingerido no jantar e sim no café da manhã, nos lanches entre as refeições a na ceia. No almoço e jantar devemos priorizar a ingestão de ferro, zinco e vitamina B12. Pensando nisso devemos escolher proteínas que sejam fontes desses nutrientes como ovo, atum, sardinha, carne magra e frango e evitar queijo branco e ricota no jantar.
Ainda pensando nesses nutrientes, o sanduíche do jantar não deve ser acompanhado de café com leite e sim de um suco ou chá. O cálcio do leite reduz bastante a absorção do ferro, então devemos ingerir laticínios fora das refeições almoço e jantar.
Não seguir essa regra e fazer do jantar o tradicional café com pão e leite ou pão com presunto e queijo leva a ganho de peso, deficiência em ferro e até anemia. Deficiência de zinco trás queda de cabelo a baixa do sistema imunológico predispondo a gripes e infecções em geral.
O jantar deve ser uma refeição leve e completa, pois é durante o sono que nosso corpo se refaz e para que isso ocorra adequadamente precisamos de nutrientes, que vem do que comemos!
A partir desta semana estaremos postando matérias orientando a forma adequada de montar um sanduíche saudável e completo para o jantar. Acompanhe as dicas e receitas. Você que é nosso Cliente Clinipam não perca as aulas de culinária que estão acontecendo até o final de setembro com o tema "Sanduíche natural".
Adorou as dicas e receitinhas individuais com canela? Curta agora 2 receitas de Bolos muito fáceis e práticas de fazer. Não dão trabalho nenhum, levam poucos ingredientes e assam em cerca de 30 a 40 minutos. A banana e o mel ajudam a adoçar e a canela traz o seu aroma e sabor todo especial. Estas receitas não vão atrapalhar a sua dieta, mas consuma sempre com moderação. Espere o próximo final de semana chegar e "mão na massa"!
BOLO DE BANANA INTEGRAL SEM AÇÚCAR
Ingredientes:
Modo de Preparo: Misture em uma tigela grande os ovos, a banana, mel e óleo. Quando a mistura estiver bem homogênea, acrescente a farinha de trigo peneirada, o fermento, canela e noz moscada. Misture até incorporar e transfira para uma fôrma de bolo inglês ou de pudim, untada e enfarinhada. Salpique por cima da massa já colocada na forma o açúcar demerara misturado com a canela em pó. Asse em forno pré-aquecido à 180º por 30 minutos ou até passar no teste do palito. Espere esfriar e desenforme.
BOLO DE BANANA E QUINOA EM FLOCOS
Ingredientes:
Modo de Preparo: Pré aqueça o forno. Misture o açúcar com a farinha, a quinoa em flocos e o fermento. Separadamente, bata ligeiramente no liquidificador as bananas picadas, os ovos, mel e óleo. Depois misture bem com os outros ingrediente e coloque em forma untada. Asse em forno com temperatura baixa por 30 a 40 minutos.