SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

domingo, 20 de novembro de 2011

O que é Índice Glicêmico?

É a medida da velocidade com que o alimento aumenta a taxa de açúcar no sangue elevando a glicemia. Um alimento com índice glicêmico alto é digerido rápido demais, aumentando rapidamente as taxas de açúcar no sangue e levando à liberação maior de insulina. E é exatamente a insulina em excesso que faz com que o corpo produza e armazene mais gordura.

A maioria das pessoas acredita que sucos não engordam e ajudam nas dietas de emagrecimento. Porém, sucos sem fibras, ou seja, que tiveram seu conteúdo peneirado ou coado possuem alto índice glicêmico, por concentrarem seu teor de açúcar, não sendo adequados para o consumo dos diabéticos e também de indivíduos que desejam emagrecer, pois além da rápida absorção dos seus açúcares, eles não promoverão saciedade.

Um bom exemplo é o SUCO DE LARANJA: Já contou quantas laranjas são necessárias para fazer 1 copo de suco? É justamente este o problema. O suco contém um altíssimo índice glicêmico. Concentrar açúcares e jogar fora as fibras é um desastre, engorda e eleva o diabetes.
O mesmo acontece com o uso excessivo de qualquer suco natural, não é porque um alimento é natural que ele é liberado para consumirmos livremente. Os açúcares dos sucos são sempre rapidamente absorvidos, sendo melhor comer a fruta com bagaço a beber o suco.

Outro tradicional exemplo é o uso da centrífuga, que também merece algumas considerações:
· São necessárias muitas porções de frutas para produzir 1 copo de suco, concentrando frutose (açúcar da fruta)
· Produz sucos de alto índice glicêmico, contra-indicado para pessoas diabéticas, obesas, com aumento de triglicerídeos e qualquer um que almeja perda de peso;
· Ocorre perda total das fibras das frutas e vegetais em uma das câmaras do equipamento, que acabam sendo desprezadas;
· Estes sucos têm a tendência de promover uma rápida (ou falsa) saciedade, ou seja, após bebê-lo, a fome volta rapidinho!

Concluindo, preservando as fibras o suco ajuda no combate ao colesterol, diabetes, compulsão alimentar, obesidade e constipação intestinal. Encontramos uma grande concentração de fibras também em produtos como: sementes de linhaça (marrom ou dourada), quinoa em flocos, amaranto em flocos, farelo de aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo. Estes produtos podem ser utilizados no preparo do suco. Escolha 1 colher de sopa de uma das opções acima para adicionar no preparo do suco. Desta forma você estará contribuindo para deixar o índice glicêmico mais baixo e o suco mais adequando para saúde.

Caso você tenha em casa uma centrífuga, e a partir deste momento não sabe como utilizá-la, segue a seguir uma sugestão mais apropriada para a saúde.

RECEITA DE SUCO VERDE NA CENTRÍFUGA:
4 folhas de couve
1 rodela de gengibre
1 cenoura grande
1 maçã grande
Passar na centrífuga os ingredientes na ordem descrita.Quando pronto, no copo, espremer ½ limão e acrescentar 1 colher de sopa de farinha de linhaça. Mexer até homogeneizar bem. Adoçar com adoçante natural à gosto. Rende um copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário