SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

domingo, 27 de novembro de 2011

O que são Fibras?

Retomando o assunto das fibras dos sucos, vamos esclarecer melhor...



O QUE SÃO?
As fibras estão presentes nas paredes das células dos vegetais, conferindo textura e firmeza aos cereais, frutas, verduras e leguminosas (formam o esqueleto dos vegetais). Elas não fornecem nutrientes e calorias e também não são digeridas e absorvidas pelo nosso organismo, não produzindo energia e sendo eliminadas pelas fezes (intactas ou dissolvidas). Entretanto, constituem um elemento necessário para o funcionamento adequado do organismo e melhora da qualidade alimentar. Por este motivo alertamos tanto sobre a prevservação das fibras dos sucos, ato que conversa seu baixo índice glicêmico.

PARA QUE SERVEM?
Elas previnem doenças, ajudam no emagrecimento, promovem a regularização do intestino e eliminação de substâncias tóxicas que ingerimos constantemente; e ainda “alimentam” as boas bactérias intestinais (probióticos), diminuindo as bactérias ruins (microbiota patogênica).
As boas bactérias intestinais auxiliam em nossa saúde de diversas maneiras: produzindo vitaminas e melhorando a absorção de minerais; melhorando as defesas do organismo, sendo muito importantes em tratamentos de alergias; além de possuírem ação anticarcinogênica.

Alguns dos principais benefícios das fibras no dia-a-dia:


· Tratamento de diabetes e hipertensão;
· Tratamento de dislipidemia (redução de colesterol total, LDL e triglicerídeos);
· Redução e controle da ansiedade e irritabilidade;
· Tratamento de depressão;
· Tratamento da TPM (Tensão Pré Menstrual);
· Diminuição do desejo de comer doces;
· Diminuição da compulsão alimentar por carboidratos (pães, bolachas, bolos, massas);
· Tratamento de obesidade e controle de peso (por aumento da saciedade);
· Regulação do funcionamento intestinal;
· Reforço no sistema imunológico.
· Promove bom humor e sensação de bem estar!


Relembrando...

Além das fibras das frutas e vegetais que podemos preservar não peneirando os sucos, os produtos a seguir concentram uma grande quantidade de fibras:


· Sementes de linhaça (marrom ou dourada),
· Quinoa em flocos,
· Amaranto em flocos,
· Farelo de aveia,
· Farelo de trigo,
· Gérmen de trigo,
· Farinha de casca de Maracujá.


Escolha 1 colher de sopa de uma das opções acima para adicionar no preparo do suco. Desta forma você estará contribuindo para deixar o suco mais adequando para saúde por conter maior teor de fibras! Veja o exemplo em algumas receitas abaixo:


SUCO DE ABACAXI COM PÊRA: 1 pêra + 4 folhas grandes de hortelã + 1 rodela média de abacaxi + 1 colher de sopa de quinoa em flocos + 300 ml de água. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber sem coar.

NÉCTAR DE UVA: 1 polpa de uva congelada + 1 maçã pequena + 1 lasca de gengibre + 1 colher de soja de semente de linhaça + 1 xícara de água de coco - verde. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber sem coar

Nenhum comentário:

Postar um comentário