SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trocar refeição por um sanduíche é saudável?

Depende da forma como é preparado e consumido, dos ingredientes que o compõem, das quantidades utilizadas e do restante da alimentação diária. Por ser uma refeição rápida, não precisa ser nutricionalmente desequilibrada, pelo contrário, os lanches feitos em casa se tornam mais saudáveis pela possibilidade de escolha dos produtos ricos em fibras, verduras, proteínas magras e pela diminuição da gordura utilizada, o que os tornam menos calóricos, fornecendo saciedade e prazer. Os prejuízos que os lanches na rua podem trazer à saúde estão mais ligados aos exageros no consumo de gorduras e à falta de certos nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.

Um sanduíche nutricionalmente saudável e equilibrado precisa respeitar a composição adequada de nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Todos estes nutrientes devem estar presentes no sanduíche para poder alcançar boas fontes de vitaminas e minerais.

Quando falamos de jantar sempre devemos ter proteínas que sejam fontes de ferro, zinco e vitamina B12 e não de cálcio. O cálcio é um nutriente essencial ao bom funcionamento do corpo e prevenção de osteoporose, mas ele não deve ser ingerido no jantar e sim no café da manhã, nos lanches entre as refeições a na ceia. No almoço e jantar devemos priorizar a ingestão de ferro, zinco e vitamina B12. Pensando nisso devemos escolher proteínas que sejam fontes desses nutrientes como ovo, atum, sardinha, carne magra e frango e evitar queijo branco e ricota no jantar.

Ainda pensando nesses nutrientes, o sanduíche do jantar não deve ser acompanhado de café com leite e sim de um suco ou chá. O cálcio do leite reduz bastante a absorção do ferro, então devemos ingerir laticínios fora das refeições almoço e jantar.

Não seguir essa regra e fazer do jantar o tradicional café com pão e leite ou pão com presunto e queijo leva a ganho de peso, deficiência em ferro e até anemia. Deficiência de zinco trás queda de cabelo a baixa do sistema imunológico predispondo a gripes e infecções em geral.

O jantar deve ser uma refeição leve e completa, pois é durante o sono que nosso corpo se refaz e para que isso ocorra adequadamente precisamos de nutrientes, que vem do que comemos!

A partir desta semana estaremos postando matérias orientando a forma adequada de montar um sanduíche saudável e completo para o jantar. Acompanhe as dicas e receitas. Você que é nosso Cliente Clinipam não perca as aulas de culinária que estão acontecendo até o final de setembro com o tema "Sanduíche natural".

Nenhum comentário:

Postar um comentário