SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Benefícios da canela para saúde!

A canela é uma especiaria antiga obtida da casca seca de duas árvores de origem asiática. Muito utilizada na culinária oriental, tanto em preparações doces como salgadas, dando um sabor exótico nos pratos salgados.
Na medicina chinesa é milenarmente conhecida por suas propriedades digestivas, sua energia quente e picante e suas propriedades adoçantes agem sobre os rins, o baço e a bexiga. Dissolvida em vinho de arroz era dada para aliviar as dores das mães após o parto. Os brotos da canela são usados para aquecer o corpo por promover a circulação sanguínea e provocar a transpiração, aliviando a dor da artrite, que piora quando a pessoa se expõe ao frio.
Estudos científicos recentes mostram que o consumo diário de 1 a 6 g de canela em pó (1 colher de cafezinho) ao dia auxilia no controle do diabetes, auxilia na redução do colesterol Total, o LDL colesterol e triglicerídeos, colabora com manutenção da pressão arterial saudável, e ainda pode ajudar a reduzir o percentual de gordura corporal e aumenta a massa magra dos indivíduos que consomem a canela em pó diariamente. Estes efeitos da canela não serão visualizados naqueles que consomem eventualmente ou misturados em preparações, uma vez que a dose indicada não será alcançada.
Outro estudo mostra melhora da resistência à insulina em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. A canela ainda tem efeito calmante e ação indutora do sono, auxiliando no tratamento de ansiedade, depressão, estresse e insônia, neste último caso quando consumida próximo ao horário de dormir.
Lógico que a utilização da canela em pó isoladamente não é a solução de todos os problemas, mas associada à boa alimentação, atividade física regular é um excelente coadjuvante para melhora da qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas.
E a boa notícia é que não se torna nenhum sacrifício incluir “umas pitadas” de canela em pó no seu dia a dia! Comece adicionando a porção indicada (1 colher de cafezinho) em 1 copo de suco de frutas natural, 1 copo de vitamina de frutas, leite desnatado, leite de soja, mingau, abacate, salada de frutas ou frutas aquecidas, cozidas ou assadas (banana, maçã, pêra). É fácil, rápido e gostoso. Sem esforço é possível melhorar a saúde com uma atitude muito simples!

Ainda nesta semana postaremos receitas diversas que levam a medida exata da canela a ser consumida diariamente!

2 comentários:

  1. Carolina Theilacker Sommerfeld3 de agosto de 2011 às 11:30

    Meninas, canela é tudo de bom mesmo! Adoro adicionar nos chás também! O blog esta muito legal! Parabéns Carol

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Adoro canela e agora vou utilizar mais...

    ResponderExcluir