SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

domingo, 3 de julho de 2011

Como preparar uma sopa nutricionalmente correta




Hoje vamos aprender a elaborar uma sopa com todos os grupos nutricionais, como distribuí-los no preparo de forma correta e saudável, sem exageros e sem deixar de lado nenhum nutriente importante para saúde. Depois desta pequena aula, você já estará esclarecido (a) para aplicar estes conhecimentos na sua cozinha!





CARBOIDRATOS:
A quantidade de carboidratos na sopa sempre traz dúvidas e causa medo de engordar.
A porção deve ser 1 xícara por panela média de uma das escolhas a seguir: Batata inglesa, batata salsa, batata doce, aipim ou mandioca, macarrão integral, arroz integral, aveia em flocos, milho, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, quinoa em grãos ou em flocos.

PROTEÍNAS:
Na hora de servir coloque uma colher grande de proteína no seu prato. Ela é fundamental para dar saciedade, além de ser rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
As escolhas saudáveis são: Carne magra (músculo, coxão mole, etc), Frango sem pele e sem gorduras aparentes, Proteína de soja (PTS) ou Peixe.
Caso a sopa seja preparada sem uma destas proteínas você pode acrescentar um ovo caipira ou tofu (queijo de soja) picado na hora de comer

VEGETAIS:
Escolha 1 a 2 opções dos seguintes vegetais
: Cenoura, beterraba, abóbora, inhame, cará, ervilha torta. Porção: 1 a 2 xícaras por panela média.
Escolha quantas opções quiser das hortaliças a seguir (à vontade): Abobrinha, berinjela, chuchu, vagem, brócolis, couve-flor, espinafre, agrião, couve, repolho, nabo, cebola, alho, tomate.

GORDURAS BOAS:
Utilize 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de arroz ou óleo de canola para dourar os temperos, independente da quantidade de sopa e tamanho da panela.
Não acrescente mais óleo durante o cozimento

ERVAS E TEMPEROS:
Utilize à vontade: Salsinha, cebolinha, pimenta, tomilho, louro, noz-moscada, manjericão, orégano, curry, páprica doce, páprica picante, açafrão da terra, cominho, alecrim, sálvia, pimentas vermelhas, gengibre, etc.
As ervas são ricas em micronutrientes e dão um sabor muito especial as preparações.

FIBRAS:
Quando a sopa estiver pronta acrescente no seu prato 1 colher de sobremesa de uma das escolhas de fontes de fibras a seguir: Farelo de aveia, Semente de linhaça moída, Quinoa em flocos ou Amaranto em flocos

CALDOS E SOPAS PRONTAS: Evite o uso excessivo de caldos prontos na elaboração da sopa e de outros alimentos, prefira as ervas naturais e desidratadas. Sopas prontas não são adequadas para substituir uma refeição. Ambos são riquíssimos em sódio (sal) que podem desencadear um aumento súbito de pressão arterial. Além de que não possuírem qualidade nutricional são repletas de componentes químicos para dar sabor, cor e aroma.


Boa semana e até a próxima postagem, recheada de novas dicas e receitinhas de sopas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário