SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

domingo, 4 de março de 2012

DIFERENÇA ENTRE OVOS

Tipo
Características
Amarelo
A cor amarela é devido à raça da galinha (vermelha), que são maiores e comem mais.
Branco
A cor branca é devido à raça da galinha (branca).
Caipira
Aves criadas soltas e alimentadas com milho e cereais, sendo proibido o uso de remédios para o crescimento, antibióticos e pigmentos na ração. Produzem ovos de gema mais escura, com maior concentração de ferro, teores consideravelmente maiores de carotenoides, fator que torna a cor da gema mais avermelhada que a gema da galinha de granja.
De granja
Produção convencional. Galinhas alimentadas com ração, por vezes reforçada com aditivos que garantam a máxima produtividade de ovos. Produzem gemas mais pálidas
ORGÂNICO
A alimentação das aves é orgânica (todos os seus alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos). Existe o respeito ao comportamento natural e bem-estar da ave (são proibidos procedimentos como a debicagem e o confinamento em gaiolas).
Ovo Light
Prometem menos colesterol do que os normais
Ovos enriquecidos
Entre os ovos produzidos em sistema convencional há ainda os “Ovos Enriquecidos” ou “Vitaminados”, ou ainda “Ovos Pufa” – estes são enriquecidos com Ômega 3 e/ou vitamina E que foram adicionados à ração das aves

Observações:
ü  A composição do ovo pode variar, porém, de acordo com a alimentação da galinha. É possível modificar ligeiramente a composição do ovo com a dieta da galinha;
ü  A pigmentação e a resistência da casca diminuem com a idade das galinhas;
ü  Não escolha um ovo pela cor de sua casca, porque a cor da casca não fornece nenhuma informação sobre o valor nutricional do ovo.

DIFERENÇAS NUTRICIONAIS ENTRE CASCA, CLARA E GEMA:

CASCA
É rica em cálcio, mais ainda não se sabe o quando o corpo é capaz de absorver este nutriente contido na casca. Então ela não é indicada para combater a osteoporose, além disso, existe a possibilidade de contaminação, já que a casca é a parte suja do ovo.
CLARA
Não contém colesterol. É uma grande fonte de proteína, nutriente chamado de construtor, necessário para construção e manutenção dos tecidos, músculos, cicatrização, preservação do sistema imunológico.
Contém LEUCINA, um aminoácido importante na conservação da massa muscular.
GEMA
É a parte do ovo que concentra colesterol e a imensa maioria dos nutrientes: vitaminas do complexo B, Vitamina A, Fósforo, Ferro, Potássio, Ácido fólico, Vitamina D, Selênio, Ômega 3 e colina.
Nenhum alimento contém tanta colina quando a gema do ovo. Ela é a responsável pela saúde cerebral, formação de novos neurônios e fixação de novos conhecimentos.
E como comentado acima, a gema do ovo caipira possui maiores concentrações de ferro e carotenóides, o que lhe confere uma cor amarelo mais forte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário