SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

quinta-feira, 29 de março de 2012

INTOLERÂNCIA A LACTOSE

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). Isso ocorre devido à deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima digere o açúcar do leite para que a absorção aconteça. A intolerância a lactose ocorre em cerca de 70% dos brasileiros.

Raramente crianças nascem sem a capacidade de produzir a enzima lactase. Ocorrendo com maior freqüência em crianças no primeiro ano de vida, onde devido à diarréia persistente morrem as células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, a criança fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam recuperadas.

Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da enzima lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

Devido a essa deficiência, a lactose não digerida continua dentro do intestino, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido láctico e gases (gás carbônico e hidrogênio). A presença de lactose e destes compostos aumenta a retenção de água no intestino, causando diarréia ácida e gasosa, flatulência excessiva (excesso de gases), cólicas e aumento do volume abdominal.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade de laticínio ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia. Os sintomas podem aparecer em alguns minutos ou até algumas horas depois da ingestão do laticínio.

O tratamento consiste na exclusão total ou parcial do leite e dos seus derivados (queijo, iogurte, nata, leite condensado, sorvete de massa, chocolate e creme de leite). Além disso, é necessário cuidado com a qualidade alimentar para que ocorra a recuperação da mucosa intestinal.

Para não faltar cálcio na sua dieta, procure ingerir 4 porções de hortaliças verdes escuras ao dia.

Uma vez que o leite é uma importante fonte de cálcio, com sua exclusão pode ser necessário usar um suplemento nutricional de cálcio, sempre acompanhado da supervisão de sua nutricionista.

ALIMENTOS FONTES DE CÁLCIO:
Repolho
Hortelã (folhas frescas)
Feijão branco
Brócolis            
Fibra de soja
Batata yacon
Espinafre
Tofu fermentado (queijo de soja)
Aveia em flocos
Couve manteiga
Iogurte de soja
Couve de bruxelas
Salsinha
Extrato de soja
Sementes**
Gergelim e Tahine (pasta de gergelim)
Leites de soja enriquecidos com cálcio (verifique os rótulos)
Sardinha em óleo ou ervas - rico em cálcio e ômega 3
**Semente de melão, Semente de abóbora, Semente de girassol e semente de melancia. Triture as sementes e prepare uma farinha. Consuma diariamente 2 colheres de sopa (em sucos – pode coar)





Tome sol – 15 minutos (até 10 horas da manhã ou após 16 horas) diariamente para ativação da vitamina D que ajuda a absorver cálcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário