SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PRÉ-PREPARO DO PTS

Antes de iniciar uma receita com PTS (proteína texturizada de soja), seja ela qual for, fina, média ou grossa, é preciso um pré-preparo específico, confira a seguir:

HIDRATAÇÃO
É necessário hidratar a proteína de soja antes do preparo, não importa qual o tipo:
1.    Cubra a proteína vegetal com água fervendo e acrescente suco de pelo menos meio limão. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte presente em algumas marcas da proteína vegetal.
2.      Deixe descansando por cerca de  5 a 20 minutos. A PTS  fina se hidrata mais rápido de que a grossa, estará pronta quando estiver macia.
3.    Depois escorra em uma peneira e esprema  bem com as mãos ou espremedor de batatas para retirar o excesso de água.

*Alguns fabricantes sugerem o uso de leite para hidratar a proteína de soja. Isso é bobagem! Usando água quente o efeito é ótimo.


TEMPERO PARA REFOGAR A PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA

O tempero é o "segredo" do PTS. Se você só usa cebola e alho, diversifique! Ouse, experimente novos sabores. Para deixar a proteína de soja saborosa - e para enganar os comedores de carne vermelha - tenha à mão louro em pó ou em folha, orégano e cominho em pó. São os temperos mais indicados para usar com o PTS.
Refogue, no mínimo, 1/2 cebola picadinha no azeite, junte alho picado ou ralado e acrescente uma colher de chá de louro em pó (ou 1 ou 2 folhas grandes). Nesta mistura, coloque o PTS e misture bem. Acrescente sal, orégano e uma pitadinha (bem suave) de cominho em pó, porque o sabor deste tempero é forte. Regue com um pouco de shoyo (molho de soja), misture e em poucos minutos a proteína de soja estará no ponto. Para finalizar, coloque salsa picada ou manjericão fresco (por ser mais aromático).
O refogado pode ser usado para rechear panquecas, tortas, fazer bolinhos e outras receitas. Também é ótima para fazer molho à bolonhesa, acrescida ao molho de tomate. Neste caso, não use o cominho em pó porque não combina muito com o molho de tomate. Já a mistura de louro, orégano e manjericão ficam ótimos!

ERVAS E TEMPEROS
UTILIZE À VONTADE:
Salsinha, cebolinha, pimenta, louro, noz-moscada, manjericão, orégano, curry, páprica doce, páprica picante, açafrão da terra, cominho, alecrim, sálvia, pimentas vermelhas, gengibre ralado, etc. As ervas são ricas em micronutrientes e dão um sabor muito especial ao preparo!

Um comentário:

  1. Maria Cristina B. Carvalho8 de agosto de 2012 às 08:33

    Olá, meninas, tudo bem? achei interessante a proposta do blog, dicas bem utéis e práticas aos pacientes. Sucesso.

    Maria Cristina
    Nutricionista - Linea Verde Alimentos.

    ResponderExcluir