SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

sábado, 28 de abril de 2012

Aceita uma cuia? Entenda os benefícios de consumir a erva mate


O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura da América do Sul, principalmente no sul do Brasil, parte da Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e na Argentina. Seu consumo é um hábito antigo da cultura indígena que já conhecia as propriedades medicinais das folhas de “Ilex paraguariensis”.
A Erva-Mate tem poder antioxidante e, desta forma, mostra efeito benéfico ao sistema cardiovascular na redução do colesterol, é um estimulante do sistema nervoso central, diurética e pode também ser considerada protetora do fígado.

Quais as vantagens de consumir o chimarrão?
Numerosos ativos fitoquímicos foram identificados na Erva Mate que podem ser responsáveis por seus benefícios à saúde. Entre eles, os dois compostos que mais se destacam são os alcalóides: cafeína e teobromina. Os flavonóides (quercetina, kaempferol, e rutina), aminoácidos, minerais (fósforo, ferro, cálcio) e vitaminas (C, B1, e B2) também estão presentes em sua composição. Todos estes componentes conferem ao chimarrão suas propriedades medicinais de antioxidante e anti-inflamatório.
A concentração de saponina também é um destaque, pois está substância não é encontrada em altas quantidades em outras ervas. Devido ao seu conteúdo, o chimarrão auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL) por ter efeito “detergente” no organismo.

Chimarrão emagrece?Alguns estudos sugerem a utilização da Erva Mate também para tratamento da obesidade devido as suas propriedades diuréticas, laxativas e efeito de aumentar a saciedade.
Alguns estudos apontam que a Erva Mate, por ser rica em cafeína e teofilina, tem ação termogênica e seu consumo pode aumentar o gasto energético promovendo, simultaneamente, a lipólise, ou seja, na “queima” das gorduras no nosso organismo.
Além disso, a concentração de saponinas do chimarrão interfere no metabolismo do colesterol e retarda a absorção intestinal da gordura dietética. É também auxiliar digestivo devido a um efeito que aumenta a taxa do fluxo de bile.

Estudos sugerem que para obter efeito “emagrecedor”, é necessária a ingestão de cerca de 1,5 litros por dia, sempre aliado a uma rotina saudável, incluindo alimentação adequada e atividade física. A Ilex paraguariensis (Erva Mate) com a promessa de auxiliar nas dietas para perder peso, também é comercializada com o nome de Pholia Negra sob forma de um fitoterápico derivado do extrato concentrado da planta. Em conclusão, dados científicos encontrados são insuficientes para garantir a eficácia e a segurança da Erva Mate para o tratamento da obesidade.

Chimarrão tem alguma contra indicação?
Em relação ao café, a Erva-Mate apresenta quantidade similar de cafeína, aproximadamente 85 mg/copo. No entanto, a taxa habitual do consumo de chimarrão preparado no método tradicional é de cerca de 500 mL, resultando em 260 mg ou mais de cafeína total consumida comparado a do café. Sendo assim, a bebida não é indicada para hipertensos ou para quem sofre de insônia e tensão emocional, que se manifesta por agitação e palpitações.
Alguns estudos epidemiológicos têm relatado uma associação entre o consumo de chimarrão e o aumento do risco de vários tipos de câncer. O consumo da bebida muito quente pode levar a lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores. A alta temperatura pode ocasionar também lesão nas papilas gustativas, causando uma perda parcial do paladar.
O consumo de álcool e cigarro, além do chimarrão, são hábitos muito comuns nas regiões onde estudos evidenciaram a ocorrência de câncer que pode estar ligada a esta soma dos fatores. O chimarrão pode não ser uma substância cancerígena, mas, devido à alta temperatura no momento do consumo pode, por exemplo, aumentar a absorção dos agentes causadores de câncer encontrados no cigarro e em outros contaminantes ambientais.

O chá mate, chá verde, chá preto e o chimarrão são iguais?
Não. Apesar da erva mate ser considerada o “chá verde nacional” o “chá verde” é original do Japão e é processado a partir da planta “Camellia sinensis”, assim como o chá preto. A diferença entre os chás verde e o preto está no método de secagem das folhas.
Já o chá mate e a erva mate (chimarrão) são derivados da planta “Ilex paraguariensis” e, apesar da erva ser a mesma, o processo de fabricação da erva-mate do chimarrão é diferente do conhecido mate tostado consumido em chás. Para o chimarrão a erva passa pelo processo de sapeco, secagem e moinho, garantindo assim mais benefícios nutricionais, enquanto a erva, preparada para o chá, é apenas seca e tostada.
Não só as características aparentes da erva mate a distingue de outros chás, mas também sua concentração de diversos compostos, como a teobromina e a teofilina, que atribuem sua capacidade de aumentar os níveis de energia. Também deve ser mencionado que o chimarrão não contém catequinas, como chá verde e, não é tão rico em flavonóides como chá preto.

Como posso consumir a erva mate?
A Erva-Mate pode ser consumida gelada, o chamado tererê, ou quente, como chimarrão. A temperatura ideal para o chimarrão é entre 70 e 80°C, ou seja, a água não deve ferver. Nessa temperatura, os riscos de lesão são um pouco menores do que utilizando a água fervendo.

Para variar o sabor tradicional a dica é consumir a erva mate tostada misturada com outras como erva mate verde ou com extrato de maracujá, quente ou gelada. Misturar com suco de limão natural e bem gelado torna a bebida muito refrescante para os dias quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário