SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Conheça um pouco mais sobre a Chia

O que é?
É um grão derivado da planta Salvia hispanica originária do México. Era muito utilizada por civilizações antigas, principalmente para fornecer força e resistência física e, voltou a ser consumida atualmente, pelas suas propriedades nutricionais.

Quais são os nutrientes presentes na Chia?
Seu principal componente é o ômega 3, encontrado em teor mais elevado do que o na linhaça. Contém também fibras, proteína de fácil digestão e minerais como cálcio, magnésio e potássio.

Quais os benefícios do consumo da Chia?
Muitos estudos reforçam a boa qualidade nutricional dos grãos de chia e observaram uma melhora da sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose com diminuição da gordura abdominal localizada. Observou-se também a diminuição da esteatose hepática (gordura no fígado) e da inflamação cardíaca.

Aumenta a saciedade: devido a sua quantidade de fibras solúveis, quando em contato com a água, forma um gel, tornando a digestão mais lenta, aumentando a saciedade e contribuindo para o emagrecimento. As fibras solúveis melhoram também a saúde intestinal porque são utilizadas como alimento para as bactérias benéficas ao organismo. A Chia tem o dobro de fibras solúveis (betaglucanas) comparada com o farelo de aveia. A betaglucana é muito eficiente para controle de dislipidemias.

Melhora o funcionamento intestinal: devido à presença das fibras insolúveis, a Chia acelera o trânsito intestinal auxiliando na “limpeza” e na desintoxicação do corpo.

Combate inflamação: ácido graxos, como o ômega 3, presente na Chia, são potentes anti-inflamatórios e podem melhorar sintomas da artrite, diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2. Atua também em doenças neurológicas como déficit de atenção, Alzheimer e hiperatividade.

Outros benefícios: além de ajudar no controle do apetite, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, age na pele prevenindo o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
É importante que seu consumo seja dentro de uma alimentação nutricionalmente equilibrada, permitindo assim que seus nutrientes possam promover todos estes efeitos benéficos para o organismo.

Como consumir a Chia?
A chia pode ser encontrada de três formas:
Grão “in natura”: pode ser consumido puro com um pouco de água ou, com cereais matinais, sopas, saladas, iogurtes, sucos, vitaminas, frutas ou misturado na comida.
Farinha: pode ser adicionada no preparo de massas, pães e bolos ou acrescentada a alimentos já preparados.
Óleo: usar como tempero, adicionado em alimentos que serão consumidos frios como, por exemplo, em saladas. Lembre-se que na forma de óleo não se pode contar com os benefícios das fibras, encontradas na farinha e no grão “in natura”. O óleo pode ainda ser encontrado em forma de cápsulas.

Receitas e sugestões para consumo:
A vantagem do consumo da Chia é que seus grãos podem ser consumidos em sua forma natural, bem mastigados, sem a necessidade de trituração para obter benefícios, como exigem alguns outros grãos a exemplo da linhaça. O sabor da chia é bem suave, semelhante ao gergelim.

refresco de CHIA
·           250 ml de água gelada
·           1 colher de sopa de farinha de Chia
·           Suco de um limão
·           Adoçante (stévia ou sucralose)
Prepare a limonada, adoce a gosto e adicione a farinha de Chia. Agite bem e consuma em seguida.

SALADA COM GRÃOS DE CHIA
·           1 cabeça de alface roxa
·           1 xícara de tomate cereja
·           1 abacate médio
·           10 champignons
·           2 colheres de sopa de grãos de Chia
·           Azeite de oliva, limão, sal e pimenta para temperar.
Lave as folhas de alface e reserve. Pique o tomate cereja, o abacate e os champignons misturando estes ingredientes em uma tigela funda, tempere com o azeite de oliva, limão, sal e pimenta. Antes de servir, adicione os grãos de Chia misture. Experimente uma salada refrescante!

SUCO DESINTOXIFICANTE
·           250 ml de água gelada
·           1 colher de sopa de sementes de Chia
·           1 polpa congelada de uva ou frutas vermelhas
·           Adoçante (stévia ou sucralose)
Bata no liquidificador e beba em seguida, esse suco vale por um lanche ou ceia.

DICA: se você deseja emagrecer a sugestão é adicionar 1 colher de sopa de chia em 1 copo de água e beber 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário