SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DO AÇAÍ


É rico em ácido oleico, um tipo de gordura poli-insaturada, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial e previne aterosclerose. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares apresentando propriedades nutricionais semelhantes ao azeite de oliva.
Por conter Ômega-6, Ômega-9 e outros ingredientes, o açaí diminui o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular o bom (HDL), prevenindo agregação de plaquetas e formação de coágulos.


Consumir açaí também ajuda a manter mais saudáveis os neurônios devido à presença da vitamina B1. A fruta possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo e melhora a memória e o raciocínio. Também o protege de danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.


O açaí é bem conhecido pelo seu conteúdo “energético” porque seus nutrientes fornecem mais disposição ao corpo e melhoram o desempenho mental. Seu valor calórico se deve principalmente ao seu alto teor de gorduras benéficas para o organismo.
Para praticantes de atividades físicas seu consumo pode ser associado à tapioca, guaraná, banana, morango e outras frutas, aumentando seu potencial renovador.


Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento promovendo uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.
Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados, principalmente Ômega 9, e antioxidantes como a vitamina E, o açaí pode auxiliar também no tratamento de outros problemas de pele relacionados a fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos “anti aging” atuando na regeneração do tecido e diminuindo os danos causados pelos raios solares.


A alta concentração de fibras do açaí, junto com a gordura que está em sua composição, contribui para o controle da glicemia (açúcar no sangue) e dos níveis de colesterol do sangue, além de melhorar a função intestinal.
É importante lembrar que além do consumo de fibras a hidratação adequada também é fundamental para correto funcionamento do intestino. O açaí contem muita fibra, cerca de 17g de fibra por 100g (1 polpa congelada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário