SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

AÇAÍ: Um Alimento Funcional


O açaizeiro é uma palmeira típica da região norte do Brasil. Sua madeira é utilizada para construções e as folhas são aproveitadas nas coberturas das casas, na confecção de artesanato e na alimentação dos animais.

O palmito do açaizeiro também tem grande importância comercial sendo exportado para outros países e seu fruto, chamado açaí, é muito saboroso e nutritivo. A safra do açaí ocorre de agosto a dezembro, quando as palmeiras formam cachos com dezenas de frutos.

Cada fruto possui um caroço cercado de fibras recoberto de uma fina camada oleosa. A porção comestível do açaí é relativamente pequena e é extraída por um processo dividido em etapas:
1)Branqueamento: é um tratamento térmico aplicado após a colheita, seleção e lavagem dos frutos. Esta etapa serve para inativar enzimas, fixar cor, remover gases, além de diminuir a carga microbiana. Essa operação consiste em mergulhar os frutos em água, quente ou utilizar vapor superaquecido.
2)  Pasteurização: outro tratamento térmico para diminuir a contaminação por microrganismos presentes nos alimentos. Para o açaí, as indústrias costumam empregar temperaturas em torno de 80 ºC a 85 ºC, por 10 segundos, e, após a pasteurização, o mesmo é imediatamente congelado.
3)  Congelamento: é o método utilizado para inibir o crescimento microbiano e retardar a atividade enzimática da fruta. O congelamento do açaí, ocorre sob temperaturas de -18 ºC a -20 ºC ou mais baixas.

O açaí quando não submetido a processos de conservação, tem a vida de prateleira muito curta, no máximo 12 horas, mesmo sob refrigeração. A sua alta perecibilidade pode estar associada aos bolores e as leveduras presentes naturalmente no fruto, e pelos microrganismos devido a condições inadequadas de colheita, acondicionamento, transporte e processamento. Além desses fatores externos, o processo de degradação do açaí ocorre, também, devido as ações enzimáticas da fruta.

É importante ressaltar que todos os métodos de conservação do açaí provocam modificações no seu sabor original, além de encarecer o produto. Por isso, na Região Amazônica, o açaí é comprado e processado na hora e em outras regiões do País e no exterior, onde o açaí é bastante apreciado, o seu consumo só é viável com um processamento adequado de conservação.

O açaí processado é classificado em:
- Açaí grosso ou especial (tipo A): a polpa extraída e filtrada apresenta mais de 14% de sólidos totais após a adição de água e tem a aparência é muito densa;
- Açaí médio ou regular (tipo B): a polpa extraída e filtrada apresenta mais de 11% a 14% de sólidos totais após a adição de água e tem a aparência é densa;
- Açaí fino ou popular (tipo C): a polpa extraída e filtrada apresenta mais de 8% a 11% de sólidos totais após a adição de água e tem a aparência é pouco densa;

O rendimento da extração de açaí varia de acordo com a procedência, o período de produção, o intervalo de tempo entre a colheita e o tipo de processamento dos frutos. Isso faz com que existam variações na quantidade de nutrientes entre os fabricantes. Por isso compare e prefira sempre o produto que tiver mais fibras!!!

O preparo do açaí é feito de diferentes formas:
· Amazônia: é mais consumido com farinha de mandioca ou tapioca.
· Pará: é comum o consumo com camarão ou peixe salgado.
· Outras regiões do Brasil: servido “na tigela”, é preparado da polpa congelada, geralmente batida com xarope de guaraná, acompanhado de frutas como banana ou morango, e granola.

O açaí é rico em cálcio, ferro, potássio e zinco, essenciais para o organismo, além de possuir uma quantidade significativa de vitaminas (B1, C e E) e de outros antioxidantes.
Os principais benefícios do açaí estão no seu alto teor de fibras, boas gorduras e substâncias antioxidantes chamadas antocianinas presentes na fruta.
As antocianinas fazem parte do grupo dos flavonoides e são responsáveis pela coloração rosa, vermelha, roxa, azul e púrpura dos alimentos. Isso significa que o açaí ajuda a combater e neutralizar os radicais livres, retardar o envelhecimento celular, prevenir doenças do coração e o desenvolvimento de células cancerígenas.

Composição Nutricional Média de 1 polpa congelada (100g):
Valor calórico
250 kcal
Carboidratos
36g
Proteínas
3g
Gorduras totais
12g
Fibra alimentar
17g

Nenhum comentário:

Postar um comentário