SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

COMO CONSUMIR O TOFU??

É um alimento de textura macia e porosa, muito versátil e fácil de preparar, pois seu sabor extremamente suave e neutro permite que ele absorva rapidamente o sabor dos temperos, molhos ou demais ingredientes usados em seu preparo, combinando até mesmo com preparações doces. Pode ser consumido in natura, cozido ou refogado sem alterar suas propriedades nutricionais.
Na culinária japonesa, em geral, é temperado com shoyu (molho à base de soja) e gengibre ralado. Pode ser utilizado picadinho em saladas, batido em molhos, grelhado, em sanduíches, em forma de requeijão, patês, sopas, entre outros.

Qual quantidade a ser consumida de soja por dia?
Apesar de os efeitos da soja encantarem os que desejam cuidar da saúde, é preciso ter cuidado com o excesso no consumo. Escolha apenas uma porção de um alimento a base de soja para consumir diariamente: 1 xícara de leite de soja ou ½ xícara de tofu ou 100g de soja cozida em grãos (5 colheres de sopa).
Produtos a base de soja como molhos e óleo de soja não contém isoflavonas e não exercem os efeitos protetores relacionados, além de serem ricos em sódio. Lembrando que numa alimentação saudável deve haver variedade, não existem alimentos que são completos.

Encontramos o Tofu em diferentes versões no supermercado:
Cremoso (ou soft):
macio, é usado em patê ou pudim.
Firme: mais durinho, é indicado para o consumo in natura ou na sopa (missoshiru).
Defumado: o sabor é acentuado, substituindo a carne na feijoada vegetariana ou o bacon no caldo verde.

Modo de Armazenar:
O tofu deve ser conservado dentro de um pote com água que deve ser trocada diariamente e guardado na geladeira, por no máximo 1 semana.
O Tofu também pode ser congelado, dentro da sua embalagem original, mantendo-se conservado até 5 meses. Este método de conservação pode alterar a sua textura e cor, tornando-se mais esponjoso e absorvente e com coloração mais amarelada.



Vamos testar um receita simples e fácil?


TOFU GRELHADO

Corte uma fatia de tofu da grossura de um dedo, passe um pouco de sal e azeite de oliva em cada lado. Coloque na frigideira de tefal quente, doure dos dois lados. Pode ser comido com pão no desjejum ou acompanhando salada no almoço ou no jantar, substituindo a carne (frango, peixe, ovos).


Acompanhe nos próximos capítulos mais receitas deliciosas e práticas com Tofu!

Um comentário:

  1. Estou seguindo esse blog porque gostei muito do conteúdo. Sou vegetariana (vegana) e quero incluir o tofu na minha alimentação e não sabia como usá-lo. De soja eu costumo tomar o leite, faço maionese e salada com os grãos.
    Um abração!

    ResponderExcluir