
O óleo de coco virgem é um produto 100% natural de origem vegetal da espécie Cocos nucifera L.. Solidifica-se abaixo de 25° C. É prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir da polpa do coco fresco por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração. Seu índice de acidez é no máximo até 0,5%, o que o caracteriza como um óleo extra virgem.
O óleo de coco é comumente dividido em duas amplas categorias: refinado e virgem. O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco, chamado de copra. O óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos. Como elevadas temperaturas e solventes químicos não são empregados, o óleo virgem mantém seus fitoquímicos naturais.
O teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao do leite humano, o que significa que ela é de fácil digestão, gerando energia rapidamente e efeito benéfico sobre o sistema imunológico.
Quais os benefícios do óleo de coco para saúde?
· Controla a fome: Aumenta os niveis de hormonios responsáveis pela saciedade,
· Diminui a compulsão por doces e carboidratos;
· Reduz os níveis de colesterol total, LDL (mau colesterol) e triglicerídeos;
· Aumenta nos níveis de HDL (bom colesterol);
· Antiinflamatório natural;
· Regula função intestinal;
· Aumenta capacidade antioxidante, devido a riqueza de vitamina E, combate radicais livres;
· Pode auxiliar na redução do envelhecimento cutâneo;
· Equilibra microbiota intestinal porque contém o ácido láurico (ajuda a eliminar as bactérias patogênicas , protegendo e favorecendo o crescimento da microbiota intestinal saudável);
· Facilita a digestão e absorção de nutrientes;
· Fortalecimento da imunidade;
· Potente antifungico, antiviral;
Qual a quantidade recomendada de uso?
· De 1 a 2 colheres de sopa por dia, quando tomado puro, de preferência após ou junto com as refeições.
· O óleo de coco virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar. Por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos, presentes no óleo de coco.
O óleo de coco engorda?
A ingestão com bom senso não está associada ao ganho de peso, mas é preciso fazer uma avaliação nutricional com seu Nutricionista para que seja estabelecido um plano nutricional que inclua o óleo de coco, pois é bastante calórico como toda gordura e deve entrar em substituição de outras gorduras no seu dia a dia.
Existe contra-indicação para o uso?
Não existe contra-indicação. Para pessoas sensíveis o excesso pode causar diarréia.
São raras as pessoas que não podem ingerí-lo. Em geral, o cuidado é o mesmo necessário com qualquer alimento: que o consumidor esteja atento aos componentes da fórmula, verifique se possui algum tipo de alergia a eles e que não adquira um produto de procedência duvidosa, com a data de validade vencida ou em más condições.
Gestantes podem consumir?
Sim, não existe contra-indicação para este grupo, já que o óleo de coco é um alimento e não medicamento.
Crianças podem consumir?
Sim. Nos países onde o óleo de coco é a gordura mais utilizada na culinária, não há restrições e o consumo pode equivaler a 1 ou 2 colheres das de chá por dia, em crianças acima de 3 anos. A utilização por crianças abaixo dos 3 anos deve ser feita sob supervisão de Médico ou Nutricionista.
Como utilizá-lo na alimentação?
· No cozimento dos alimentos, substituindo outros óleos e gorduras.
· No preparo de bolos e pães, substituindo a margarina e óleo vegetal.
· Como o azeite, colocando-o diretamente sobre as refeições quentes e saladas.
· Adicionado a shakes .
· Misturado com granola, iogurtes e frutas picadas.
· Outra opção é ingerir 30 minutos a 1 hora antes das refeições com o objetivo de aumentar o gasto energético e aumentar a saciedade.
Dúvida freqüente: meu óleo de coco está duro, solidificado. É normal? O que eu faço quando isso acontecer?
Sim, é normal. O óleo de coco pode passar da sua forma líquida e clara para uma forma mais pastosa ou endurecida e opaca. Esse fenômeno é natural e é explicado por diferenças de temperatura. Geralmente começa a ficar mais endurecido quando a temperatura é inferior a 25-27°C. Essa alteração da consistência e da cor não altera as propriedades do óleo.
O óleo mais solidificado retornará à sua consistência líquida e cor transparente quando o frasco for colocado em “banho-maria”. O processo é rápido e não é necessário deixar a água ferver.
Cuidados na aquisição
Na aquisição é fundamental a certificação de que óleo é extraído a frio e não refinado. É encontrado em lojas de produtos naturais.
Sobre a conservação do óleo de coco:
Conserva-se por longos períodos sem necessidade de refrigeração ou adição de produtos químicos.