SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alimentação na Infância



A infância é a fase de formação dos hábitos alimentares. É quando as crianças se acostumam a consumir diversos tipos de alimentos e definem de quais deles elas gostam ou não. É nesta época também que a criança começa a ser mais independente e a comer sozinha. Por ser uma fase de desenvolvimento, os pais têm grande responsabilidade e devem guiar seus caminhos, criando um ambiente para que a criança sinta prazer em consumir alimentos saudáveis.
A melhor maneira de começar é dando o exemplo. Principalmente na fase pré-escolar, as crianças tendem a imitar o que veem os adultos fazer. Se você disser pro seu filho comer fruta, mas não tiver este hábito, só vai confundir a cabeça dele... “Afinal, se comer fruta é bom, porque meus pais não comem?”. Quando você for comer uma fruta ofereça um pedaço para a criança.
Como essa é a idade das descobertas, a alimentação muitas vezes se torna menos interessante do que brincar com os novos amigos. Portanto, não se desespere se seu filho não quiser comer tudo todos os dias. Isso é normal.
Algumas táticas podem aumentar o interesse dele. A principal delas é envolver seu filho no preparo dos alimentos. Até mesmo ajudar a colocar a mesa aumenta a participação da criança nestes momentos.
Lembre-se que muitas vezes seu filho pode gostar de alimentos que você não gosta. Seus paladares e preferências podem ser diferentes. Respeite os dele. Outro ponto importante é oferecer diversas vezes um tipo de alimento, antes de achar que seu filho não gosta dele. O ideal é que ele experimente cada alimento no mínimo oito vezes para chegar a essa conclusão.
Estabelecer uma rotina é muito importante. Acostume seu filho a ter horários e lugar certo para se alimentar. Além disso, faça da refeição um momento agradável, para que ele não associe a alimentação com brigas ou chantagens, por exemplo, e tenha prazer em dividir este momento com a família.


Lembre-se também:
  • Apresente uma refeição colorida e, com certeza, você estará oferecendo uma refeição balanceada em nutrientes.
  • Ofereça as mais variadas opções. Assim, se a criança não gostar de um tipo pode se interessar por outro.
  • A rejeição ao provar um alimento na primeira vez não significa aversão fixa por ele. Ofereça-o em outras oportunidades, mas sem pressão.
  • Não “valorize” a recusa ao alimento. Muitas crianças usam isso como forma de chamar atenção dos pais.
  • Não prometa prêmios para fazer a criança comer. Isso tende a reduzir o gosto pelo alimento que está no prato além de criar um mau hábito
  • Não force a criança a comer. Espere a próxima refeição e, se ela tiver fome, se alimentará.
  • Não ofereça guloseimas nos intervalos, pois diminuirá o apetite nas próximas refeições.
  • Não acostume a criança a comer através de artimanhas, por exemplo: mexendo na água, andando pela casa, fazendo aviãozinho, vendo televisão e etc.;
  • Estabeleça horários fixos para as refeições e em lugar adequado e calmo, quando possível;
  • Tenha muita paciência, e fale sempre em tom baixo, gritar e brigar somente contribuirá para a recusa do alimento.
  • Que tal levar a criança com você à feira ou ao mercado? A oportunidade de escolher as frutas pode aumentar a vontade de comer
  • Pedir ajuda no preparo para lavar, rasgar ou misturar é outro incentivo.
  • Se ela não quiser provar de jeito nenhum, tente fazer um suco ou uma sopa.
  • Gelatina ou sorvete de suco de fruta natural feito em casa também é legal. Vocês podem até fazer juntos utilizando gelatina em pó sem sabor
  • Mostre as verduras, diga-lhes os nomes, diga que vitaminas cada verdura ou fruta e porque é importante comer. Mostre livros que falem sobre o funcionamento do corpo humano (as crianças adoram ver como é que as coisas funcionam), ou sobre nutrição.
  • Para os pequenos diga sempre que aquele personagem de desenho infantil só é inteligente e bonito porque se alimenta direitinho, comendo frutas, legumes e verduras.
  • Experimente oferecer verduras e legumes sem tempero e em diferentes tipos de preparo: cozido, cru, cortando em formas diferentes, misturando com a carne, feijão ou arroz.
  • Aproveite a água do cozimento dos vegetais em para enriquecer outras preparações (feijão, carne, arroz...).
  • Outras sugestões de preparações utilizando verduras e legumes: macarrão, suflê, omelete ou ovos mexidos, lasanha (abobrinha, berinjela), pizza, torta salgada e empadão.
  • A hora da refeição não pode ser algo desagradável, tem que ser um momento divertido e prazeroso. Faça pratos coloridos, com desenhos ou formas diferentes. Que tal um espetinho de frutas? Seja criativa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário