SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Recomendações para controlar a vontade por doces


Quando a vontade de doce se torna um vício, é necessário partir para um plano de ação para combatê-la, pois caso contrário pode levar ao ganho de peso, obesidade, piora dos sintomas de depressão, estresse, insônia, ansiedade, dores no corpo e desenvolvimento ou agravamento de diabetes.  Dentro deste plano de ação será necessário que você tome algumas atitudes na sua alimentação com o objetivo de alcançar o sucesso.



Elimine imediatamente do seu dia a dia:

  • Açúcar de todos os tipos: branco, mascavo, demerara, orgânico, açúcar light/magro. Quanto mais açúcar na dieta, maior é a dependência!
  • Doces e preparações contendo açúcar: bolachas recheadas, geleias, melado, bolos, tortas, leite condensado, refrigerantes, chocolates, achocolatados, balas, sorvete e sobremesas.
  • Carboidratos e massas a base de farinhas brancas: pão francês, sovado ou de leite, chineck, bolos, biscoitos de todos os tipos (inclusive água e sal), salgados, esfirras, pão de queijo, lasanha, nhoque, macarrão branco ou integral.
  • Leite de vaca e derivados (queijos, coalhada, sorvetes, leite condensado, creme de leite, chocolates e sobremesas ao leite, doce de leite, nata, requeijão). Eles aumentam a produção de insulina gerando mais fome, vontade por doce e compulsão alimentar.
    O CROMO, MAGNÉSIO E VITAMINA B6 são nutrientes importantíssimos para combater a vontade excessiva por doces, massas e pães. Sem eles o corpo não consegue se recuperar. Os comedores de farinhas brancas, açúcar e laticínios não têm estas reservas e precisam repor, do contrário nunca sairão desta dependência que os aflige, por este motivo as dicas que você acabou de ler acima são extremas e radicais para aqueles que necessitam consumir açúcares e doces todos os dias para sentir bem estar.
     Quando há carência de cromo, o organismo entende que não há glicose suficiente na circulação. Daí dispara a mensagem para o hipotálamo, região do cérebro responsável pelo apetite, de que precisa de mais carboidratos para fazer a taxa de açúcar subir rapidamente. Investir no consumo de suas fontes é a única maneira de obtê-lo, já que o corpo não produz nada de cromo.
   O magnésio é um mineral fundamental para a formação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer, saciedade, bem estar e regularização do sono. Na deficiência de magnésio é muito comum ocorrer alterações de humor levando a quadros de ansiedade, irritabilidade, nervosismo, hiperatividade, compulsão alimentar, aumento do apetite por doces e carboidratos e insônia. Além disso, a queda da produção de serotonina pode contribuir para um quadro de depressão. Estudos apontam que o consumo regular de magnésio, normalmente deficiente em mulheres com TPM, melhora sensivelmente o humor e os sintomas desagradáveis deste período, como aumento do apetite, avidez por doces e consumo de chocolates.
       A vitamina B6 ajuda a manter a disponibilidade de energia e a formação de importantes neurotransmissores (como a serotonina) e na manutenção de um sistema imunológico saudável. É um importante precursor para a manutenção do bem-estar físico e mental.



ONDE ENCONTRAMOS ESTES NUTRIENTES?
CROMO
MAGNÉSIO
VITAMINA B6
Cereais integrais*
Carnes (como frango e fígado), ovos,
Pimentão verde,
Banana,
Espinafre
Pimenta-do-reino,
Cogumelos, nozes.
·          
Cereais integrais*
Vegetais folhosos verdes escuros
Sementes oleaginosas (nozes, castanha, amêndoas, avelãs)
Semente de abóbora
Semente de girassol
Cacau em pó
Grão de bico
Tofu
Lentilhas
Figo
Damascos secos
Semente de Linhaça e de chia
Cereais integrais*
Frutas
Batata
Banana,
Peito de frango,
Espinafre,
Tomate,
Abacate,
Salmão,
Atum
*Cereais integrais: pão integral, arroz integral, aveia em flocos, farelo de aveia, quinoa em flocos, amaranto em flocos, granola.


Dicas para o sucesso do tratamento;

Vegetais folhosos verdes escuros – consuma diariamente no almoço e jantar;
Frutas – 3 a 4 porções diferentes ao longo do dia (com casca e bagaços sempre que possível);
Faça 1 lanche com 1 porção de castanhas oleaginosas todos os dias: 1 castanha do Pará + 2 partes de nozes + 5 amêndoas;
 Troque o açúcar por adoçantes naturais a base de stévia ou sucralose;
 Inclua 1 colher de farinha de linhaça ou semente de chia na sua dieta diariamente (combina com frutas, salada de frutas, sucos de frutas naturais, iogurte, mingau, salpicado nas saladas, sopas ou refeições salgadas)
Restrinja o consumo de laticínios para 1 a 2 x ao dia, preferindo leite desnatado no café da manhã e o iogurte light ou zero gordura na ceia. O queijo mesmo sendo branco só pode ser consumido no fim de semana.

É completamente possível não sentir desejo exagerado e compulsivo por doces, basta adotar o consumo diário de cereais integrais, frutas e verduras, evitar ao máximo: açúcares, sobremesas, doces, produtos a base de farinhas brancas e laticínios integrais. Tornando a sua adieta colorida você estará mais perto de atingir o equilíbrio. Quanto mais cromo, magnésio e vitamina B6, mais fácil será. Lembrando que o resultado desta troca de qualidade alimentar não tem um tempo pré-estabelecido, o resultado é individual, pode vir a curto, médio ou longo prazo, não é possível prever. Faça o seu melhor e o resultado virá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário