Antes de iniciar uma receita com PTS (proteína texturizada de soja), seja ela qual for, fina, média ou grossa, é preciso um pré-preparo específico, confira a seguir:
HIDRATAÇÃO
É necessário hidratar a proteína de soja antes do preparo, não importa qual o tipo:
1. Cubra a proteína vegetal com água fervendo e acrescente suco de pelo menos meio limão. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte presente em algumas marcas da proteína vegetal.
2. Deixe descansando por cerca de 5 a 20 minutos. A PTS fina se hidrata mais rápido de que a grossa, estará pronta quando estiver macia.
3. Depois escorra em uma peneira e esprema bem com as mãos ou espremedor de batatas para retirar o excesso de água.
*Alguns fabricantes sugerem o uso de leite para hidratar a proteína de soja. Isso é bobagem! Usando água quente o efeito é ótimo.
TEMPERO PARA REFOGAR A PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA
O tempero é o "segredo" do PTS. Se você só usa cebola e alho, diversifique! Ouse, experimente novos sabores. Para deixar a proteína de soja saborosa - e para enganar os comedores de carne vermelha - tenha à mão louro em pó ou em folha, orégano e cominho em pó. São os temperos mais indicados para usar com o PTS.
Refogue, no mínimo, 1/2 cebola picadinha no azeite, junte alho picado ou ralado e acrescente uma colher de chá de louro em pó (ou 1 ou 2 folhas grandes). Nesta mistura, coloque o PTS e misture bem. Acrescente sal, orégano e uma pitadinha (bem suave) de cominho em pó, porque o sabor deste tempero é forte. Regue com um pouco de shoyo (molho de soja), misture e em poucos minutos a proteína de soja estará no ponto. Para finalizar, coloque salsa picada ou manjericão fresco (por ser mais aromático).
O refogado pode ser usado para rechear panquecas, tortas, fazer bolinhos e outras receitas. Também é ótima para fazer molho à bolonhesa, acrescida ao molho de tomate. Neste caso, não use o cominho em pó porque não combina muito com o molho de tomate. Já a mistura de louro, orégano e manjericão ficam ótimos!
ERVAS E TEMPEROS UTILIZE À VONTADE: Salsinha, cebolinha, pimenta, louro, noz-moscada, manjericão, orégano, curry, páprica doce, páprica picante, açafrão da terra, cominho, alecrim, sálvia, pimentas vermelhas, gengibre ralado, etc. As ervas são ricas em micronutrientes e dão um sabor muito especial ao preparo! |
Olá, meninas, tudo bem? achei interessante a proposta do blog, dicas bem utéis e práticas aos pacientes. Sucesso.
ResponderExcluirMaria Cristina
Nutricionista - Linea Verde Alimentos.