SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

domingo, 28 de julho de 2013

Pinhão: Um super alimento da estação

O pinhão, semente da araucária, árvore típica da região sul do Brasil (principalmente do Paraná) é um alimento dos índios há milhares de anos, fazendo parte da história e da cultura no sul do Brasil. Hoje, além de fonte de pesquisa, é causa de militância em prol da conservação das araucárias, da coleta sustentável da semente e da sua inclusão na gastronomia.

O pinhão é um alimento típico do outono e inverno e nada melhor para nos aquecer nesses dias frios do que um pinhão cozido ou na chapa de um fogão a lenha!

Trata-se de um alimento calórico, mas devido ao alto teor de amido resistente passa a ser um alimento de índice glicêmico médio, ou seja, não eleva rapidamente os níveis de açúcar no nosso sangue. Ele é rico em inúmeros nutrientes, como a quercitina, um flavonóide que protege nossas artérias. Ainda contêm boas fontes de zinco, potássio, cobre e manganês.

As fibras do pinhão favorecem a eliminação de sais biliares, fazendo com que boa parte do colesterol não seja reabsorvido, o que diminui sua concentração no sangue caso ele esteja elevado.

Habitualmente consumimos o pinhão cozido em água na panela de pressão, mas ele também pode fazer parte de outras receitas típicas, como o entrevero, um cozido de carnes, verduras e pinhão, e a paçoca salgada, em que a semente é moída e misturada a carne-seca. Sopas, bolos, tortas, risoto, farofa de pinhão também são tradicionais.

Cada 100 g de pinhão cozido, mais ou menos 10 unidades, tem:
Energia (kcal)
177
Proteína (g)
3,31
Lipídios (g)
1,26
Carboidratos (g)
35,12
Fibras (g)
5,72

Portanto é só não abusar, comer com moderação, como tudo na vida! É sempre importante incluir alimentos regionais da estação em nosso dia a dia, dessa forma, estamos ingerindo nutrientes que promovem nossa saúde e melhoram nosso sistema imunológico. No inverno gastamos um pouco mais de energia para manter a temperatura do nosso corpo, por isso o pinhão é bem vindo. A Natureza é sábia, nos dá pinhão no inverno e não no verão, é só ficar de olho em quais são os alimentos mais atraentes, baratos e abundantes que saberemos o que é melhor para nossa saúde em cada estação do ano!

sábado, 13 de julho de 2013

Salada de Frutas de Inverno

Difícil comer fruta no inverno? 
Aposte na salada de frutas assada, uma opção para os dias frios. 
Sirva como lanche ou sobremesa.


SALADA DE FRUTAS ASSADA
Ingredientes: 
1 xícara de cada: abacaxi, banana, pêra, maçã em cubos
½ xícara de cada: ameixa seca, damascos picados
1 pau de canela
2 unidades de anis estrelado
1 xícara de Quinoa em grãos
½ xícara de água

Modo de fazer: misture tudo, cubra com papel alumínio e asse em forno baixo por 1 hora.