SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Recomendações para controlar a vontade por doces


Quando a vontade de doce se torna um vício, é necessário partir para um plano de ação para combatê-la, pois caso contrário pode levar ao ganho de peso, obesidade, piora dos sintomas de depressão, estresse, insônia, ansiedade, dores no corpo e desenvolvimento ou agravamento de diabetes.  Dentro deste plano de ação será necessário que você tome algumas atitudes na sua alimentação com o objetivo de alcançar o sucesso.



Elimine imediatamente do seu dia a dia:

  • Açúcar de todos os tipos: branco, mascavo, demerara, orgânico, açúcar light/magro. Quanto mais açúcar na dieta, maior é a dependência!
  • Doces e preparações contendo açúcar: bolachas recheadas, geleias, melado, bolos, tortas, leite condensado, refrigerantes, chocolates, achocolatados, balas, sorvete e sobremesas.
  • Carboidratos e massas a base de farinhas brancas: pão francês, sovado ou de leite, chineck, bolos, biscoitos de todos os tipos (inclusive água e sal), salgados, esfirras, pão de queijo, lasanha, nhoque, macarrão branco ou integral.
  • Leite de vaca e derivados (queijos, coalhada, sorvetes, leite condensado, creme de leite, chocolates e sobremesas ao leite, doce de leite, nata, requeijão). Eles aumentam a produção de insulina gerando mais fome, vontade por doce e compulsão alimentar.
    O CROMO, MAGNÉSIO E VITAMINA B6 são nutrientes importantíssimos para combater a vontade excessiva por doces, massas e pães. Sem eles o corpo não consegue se recuperar. Os comedores de farinhas brancas, açúcar e laticínios não têm estas reservas e precisam repor, do contrário nunca sairão desta dependência que os aflige, por este motivo as dicas que você acabou de ler acima são extremas e radicais para aqueles que necessitam consumir açúcares e doces todos os dias para sentir bem estar.
     Quando há carência de cromo, o organismo entende que não há glicose suficiente na circulação. Daí dispara a mensagem para o hipotálamo, região do cérebro responsável pelo apetite, de que precisa de mais carboidratos para fazer a taxa de açúcar subir rapidamente. Investir no consumo de suas fontes é a única maneira de obtê-lo, já que o corpo não produz nada de cromo.
   O magnésio é um mineral fundamental para a formação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer, saciedade, bem estar e regularização do sono. Na deficiência de magnésio é muito comum ocorrer alterações de humor levando a quadros de ansiedade, irritabilidade, nervosismo, hiperatividade, compulsão alimentar, aumento do apetite por doces e carboidratos e insônia. Além disso, a queda da produção de serotonina pode contribuir para um quadro de depressão. Estudos apontam que o consumo regular de magnésio, normalmente deficiente em mulheres com TPM, melhora sensivelmente o humor e os sintomas desagradáveis deste período, como aumento do apetite, avidez por doces e consumo de chocolates.
       A vitamina B6 ajuda a manter a disponibilidade de energia e a formação de importantes neurotransmissores (como a serotonina) e na manutenção de um sistema imunológico saudável. É um importante precursor para a manutenção do bem-estar físico e mental.



ONDE ENCONTRAMOS ESTES NUTRIENTES?
CROMO
MAGNÉSIO
VITAMINA B6
Cereais integrais*
Carnes (como frango e fígado), ovos,
Pimentão verde,
Banana,
Espinafre
Pimenta-do-reino,
Cogumelos, nozes.
·          
Cereais integrais*
Vegetais folhosos verdes escuros
Sementes oleaginosas (nozes, castanha, amêndoas, avelãs)
Semente de abóbora
Semente de girassol
Cacau em pó
Grão de bico
Tofu
Lentilhas
Figo
Damascos secos
Semente de Linhaça e de chia
Cereais integrais*
Frutas
Batata
Banana,
Peito de frango,
Espinafre,
Tomate,
Abacate,
Salmão,
Atum
*Cereais integrais: pão integral, arroz integral, aveia em flocos, farelo de aveia, quinoa em flocos, amaranto em flocos, granola.


Dicas para o sucesso do tratamento;

Vegetais folhosos verdes escuros – consuma diariamente no almoço e jantar;
Frutas – 3 a 4 porções diferentes ao longo do dia (com casca e bagaços sempre que possível);
Faça 1 lanche com 1 porção de castanhas oleaginosas todos os dias: 1 castanha do Pará + 2 partes de nozes + 5 amêndoas;
 Troque o açúcar por adoçantes naturais a base de stévia ou sucralose;
 Inclua 1 colher de farinha de linhaça ou semente de chia na sua dieta diariamente (combina com frutas, salada de frutas, sucos de frutas naturais, iogurte, mingau, salpicado nas saladas, sopas ou refeições salgadas)
Restrinja o consumo de laticínios para 1 a 2 x ao dia, preferindo leite desnatado no café da manhã e o iogurte light ou zero gordura na ceia. O queijo mesmo sendo branco só pode ser consumido no fim de semana.

É completamente possível não sentir desejo exagerado e compulsivo por doces, basta adotar o consumo diário de cereais integrais, frutas e verduras, evitar ao máximo: açúcares, sobremesas, doces, produtos a base de farinhas brancas e laticínios integrais. Tornando a sua adieta colorida você estará mais perto de atingir o equilíbrio. Quanto mais cromo, magnésio e vitamina B6, mais fácil será. Lembrando que o resultado desta troca de qualidade alimentar não tem um tempo pré-estabelecido, o resultado é individual, pode vir a curto, médio ou longo prazo, não é possível prever. Faça o seu melhor e o resultado virá.


domingo, 13 de maio de 2012

Aproveite abacate: a fruta da estação

Você que já nos conhece tinha certeza que não perderíamos a oportunidade de mais uma vez, nesta época do ano trazer para o Blog a polêmica do abacate. A época da safra do Abacate vai de fevereiro a julho, então vamos saber um pouco mais sobre a fruta que nestes próximos meses do ano estará chamando a nossa atenção nos supermercados e feiras.
Originário da América tropical, de regiões colonizadas por espanhóis, o abacate espalhou-se pela América do Sul, chegando até a Amazônia, podendo ser encontrado hoje em todas as regiões do Globo que possuem solos férteis e calor suficiente. Existe mais de 30 tipos de abacate no Brasil, atualmente o maior produtor mundial, mas exporta menos do que deveria, pois pelo motivo de o nosso abacate ser grande e bonito (pesa em média 500 gramas), é estranho aos consumidores europeus, que preferem frutos de menores dimensões, como o avocado, cultivado há apenas 1 década no Brasil, o qual pesa cerca de 85 gramas apenas. O Brasil é o único país do mundo que tem o hábito de comer abacate com açúcar, no resto do mundo ele é consumido em preparações salgadas. Pelo motivo de ser consumido com açúcar no Brasil, o abacate, que é uma fruta rica em gordura, ganhou facilmente a fama de ser calórico e foi excluído da dieta habitual por toda a população por medo do ganho de peso e aumento de colesterol, fatos que vamos conferir a seguir que é um grande MITO!

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL
O abacate é uma das raras frutas que contém proteínas, é rica em gordura monoinsaturada (a mesma do azeite de oliva), vitamina E, C e A, acido fólico (essencial para gestante), potássio, ferro e betacaroteno.

Quantidade
100 g
2 colheres de sopa (60 g)
Energia (calorias)
177 kcal
106 Kcal
Carboidratos
6,4g
3,84g
Fibras
6g
3,6g
Gorduras totais
16g
9,6g
Gorduras monoinsaturadas
9,5g
5,7g
Colesterol
0mg
0mg
Proteínas
1,8mg
1,08mg
Sódio
10mg
6mg
Potássio
600mg
60mg
Ferro
1mg
0,6mg
Vitamina A
200mcg
120mcg

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

Efeito Anti-obesidade
Ele tem a fama de engordar, e devido sua riqueza de calorias, sempre foi o grande vilão das frutas e inimigo das dietas, mas agora, acredite se quiser, pesquisadores do mundo todo afirmam que a fruta emagrece, diminui o índice de massa corporal (IMC) e reduz em até 42% o risco de síndrome metabólica (desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade). O segredo está em comer a fruta com freqüência em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves. O mérito deste poder está no ÁCIDO OLÉICO, a mesma gordura do azeite de oliva, esse tipo de gordura é excelente para regular os níveis de colesterol total e elevar o bom colesterol (HDL colesterol).

Quais são os efeitos que auxiliam na redução de peso?
ü  Aumenta a saciedade, adia a fome e procura por alimentos;
ü  A presença de uma substância chamada Beta-sitosterol, reduz a inflamação das células, facilitando o emagrecimento, a perda de gordura corporal, melhorando o controle do diabetes;
ü  Quando consumido na hora de dormir, o abacate intensifica a ação do hormônio do crescimento (GH), que ajuda o corpo a formar mais músculos e usar a gordura estocada como fonte de energia.

Considerações sobre o peso corporal
Por ser um alimento calórico, o exagero não descarta aumento de peso, por isso é importantíssimo o consumo na quantidade correta e sem açúcar. Peça ajuda da sua Nutricionista para introduzi-lo com segurança na dieta. Lembrando que engordamos quando comemos mais do que gastamos!!
Infelizmente não existem milagres, devemos sempre ter bom senso e fazer boas escolhas alimentares, além de uma atividade física rotineira. A quantidade correta para consumir o abacate é em média 2 colheres de sopa, 3 vezes na semana. Uma porção suficiente para trazer pontos positivos para saúde.

Outros benefícios do Abacate na Saúde:
ü  Importante para o crescimento das crianças e para nutrição equilibrada em idosos;
ü  Auxilia os diabéticos no controle da glicemia, devido seu baixo índice glicêmico;
ü  Importante para hipertensos, devido seu alto teor de potássio e insignificante teor de sódio;
ü  Previne e trata doenças cardiovasculares (gordura monoinsaturada);
ü  Essencial para tratamento de doenças do fígado (Esteatose hepática - “gordura no fígado”, hepatite, intoxicações), devido seu alto teor de L-glutationa, um poderoso antioxidante, que ajuda a atenuar os danos provocados nesse órgão;
ü  Melhora problemas do aparelho digestivo (gastrite, prisão de ventre, cólicas intestinais e flatulência), além de possuir uma boa digestibilidade;
ü  Para atletas auxilia a força muscular e desempenho, por ser uma grande fonte de energia;
ü  Possui beta-sitosterol, também ajuda a combater rugas, acne e celulite;
ü  Possui polifenóis anticancerígenos, que ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres.
                                        
COMBATENDO UM MITO: E como fica o colesterol?
Abacate não possui colesterol na sua composição por ser de origem vegetal
A gordura monoinsaturada presente no abacate e no azeite de oliva protege os vasos sanguíneos e o coração contra infartos, tromboses, entupimento das veias, doenças cardíacas e bloqueia a ação do LDL (colesterol ruim). 
O consumo freqüente de abacate reduz os níveis de Colesterol Total e Triglicerídeos e eleva os níveis do HDL (bom colesterol).

DICAS CULINÁRIAS


Cuidados ao comprar:
Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Algumas vezes apresentam manchas de cor marrom-clara na casca, mas este é um defeito apenas superficial que não altera a qualidade da fruta. Para saber se esta no ponto faça uma ligeira pressão com os dedos na casca, quando está maduro o dedo afunda levemente na fruta.

Cuidados no preparo:
ü  A polpa deve estar sem fibras, esta sim sem manchas, começando a amolecer.
ü  Não pode ser cozido nem aquecido;
ü  Para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o num prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato, guardando-o na geladeira até o momento de servir;
ü  Para pratos salgados, use abacates bem maduros, caso contrário ficarão muito amargos;
Como conservar:
ü  Deve ser guardado em local fresco e arejado;
ü  Se desejar que o abacate amadureça mais rápido ao levar para casa, enrole em um saco de papel e coloque em ambiente sem luz;
ü  O abacate ainda verde não pode ser guardado na geladeira, pois interrompe o processo de maturação;
ü  Para que o abacate cortado não escureça, passe uma camada fina de limão na parte cortada;
ü  Quando for usar somente metade do abacate, deixe a outra metade guardada na geladeira com o caroço, para evitar que deteriore com rapidez;