SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

domingo, 27 de novembro de 2011

O que são Fibras?

Retomando o assunto das fibras dos sucos, vamos esclarecer melhor...



O QUE SÃO?
As fibras estão presentes nas paredes das células dos vegetais, conferindo textura e firmeza aos cereais, frutas, verduras e leguminosas (formam o esqueleto dos vegetais). Elas não fornecem nutrientes e calorias e também não são digeridas e absorvidas pelo nosso organismo, não produzindo energia e sendo eliminadas pelas fezes (intactas ou dissolvidas). Entretanto, constituem um elemento necessário para o funcionamento adequado do organismo e melhora da qualidade alimentar. Por este motivo alertamos tanto sobre a prevservação das fibras dos sucos, ato que conversa seu baixo índice glicêmico.

PARA QUE SERVEM?
Elas previnem doenças, ajudam no emagrecimento, promovem a regularização do intestino e eliminação de substâncias tóxicas que ingerimos constantemente; e ainda “alimentam” as boas bactérias intestinais (probióticos), diminuindo as bactérias ruins (microbiota patogênica).
As boas bactérias intestinais auxiliam em nossa saúde de diversas maneiras: produzindo vitaminas e melhorando a absorção de minerais; melhorando as defesas do organismo, sendo muito importantes em tratamentos de alergias; além de possuírem ação anticarcinogênica.

Alguns dos principais benefícios das fibras no dia-a-dia:


· Tratamento de diabetes e hipertensão;
· Tratamento de dislipidemia (redução de colesterol total, LDL e triglicerídeos);
· Redução e controle da ansiedade e irritabilidade;
· Tratamento de depressão;
· Tratamento da TPM (Tensão Pré Menstrual);
· Diminuição do desejo de comer doces;
· Diminuição da compulsão alimentar por carboidratos (pães, bolachas, bolos, massas);
· Tratamento de obesidade e controle de peso (por aumento da saciedade);
· Regulação do funcionamento intestinal;
· Reforço no sistema imunológico.
· Promove bom humor e sensação de bem estar!


Relembrando...

Além das fibras das frutas e vegetais que podemos preservar não peneirando os sucos, os produtos a seguir concentram uma grande quantidade de fibras:


· Sementes de linhaça (marrom ou dourada),
· Quinoa em flocos,
· Amaranto em flocos,
· Farelo de aveia,
· Farelo de trigo,
· Gérmen de trigo,
· Farinha de casca de Maracujá.


Escolha 1 colher de sopa de uma das opções acima para adicionar no preparo do suco. Desta forma você estará contribuindo para deixar o suco mais adequando para saúde por conter maior teor de fibras! Veja o exemplo em algumas receitas abaixo:


SUCO DE ABACAXI COM PÊRA: 1 pêra + 4 folhas grandes de hortelã + 1 rodela média de abacaxi + 1 colher de sopa de quinoa em flocos + 300 ml de água. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber sem coar.

NÉCTAR DE UVA: 1 polpa de uva congelada + 1 maçã pequena + 1 lasca de gengibre + 1 colher de soja de semente de linhaça + 1 xícara de água de coco - verde. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber sem coar

domingo, 20 de novembro de 2011

O que é Índice Glicêmico?

É a medida da velocidade com que o alimento aumenta a taxa de açúcar no sangue elevando a glicemia. Um alimento com índice glicêmico alto é digerido rápido demais, aumentando rapidamente as taxas de açúcar no sangue e levando à liberação maior de insulina. E é exatamente a insulina em excesso que faz com que o corpo produza e armazene mais gordura.

A maioria das pessoas acredita que sucos não engordam e ajudam nas dietas de emagrecimento. Porém, sucos sem fibras, ou seja, que tiveram seu conteúdo peneirado ou coado possuem alto índice glicêmico, por concentrarem seu teor de açúcar, não sendo adequados para o consumo dos diabéticos e também de indivíduos que desejam emagrecer, pois além da rápida absorção dos seus açúcares, eles não promoverão saciedade.

Um bom exemplo é o SUCO DE LARANJA: Já contou quantas laranjas são necessárias para fazer 1 copo de suco? É justamente este o problema. O suco contém um altíssimo índice glicêmico. Concentrar açúcares e jogar fora as fibras é um desastre, engorda e eleva o diabetes.
O mesmo acontece com o uso excessivo de qualquer suco natural, não é porque um alimento é natural que ele é liberado para consumirmos livremente. Os açúcares dos sucos são sempre rapidamente absorvidos, sendo melhor comer a fruta com bagaço a beber o suco.

Outro tradicional exemplo é o uso da centrífuga, que também merece algumas considerações:
· São necessárias muitas porções de frutas para produzir 1 copo de suco, concentrando frutose (açúcar da fruta)
· Produz sucos de alto índice glicêmico, contra-indicado para pessoas diabéticas, obesas, com aumento de triglicerídeos e qualquer um que almeja perda de peso;
· Ocorre perda total das fibras das frutas e vegetais em uma das câmaras do equipamento, que acabam sendo desprezadas;
· Estes sucos têm a tendência de promover uma rápida (ou falsa) saciedade, ou seja, após bebê-lo, a fome volta rapidinho!

Concluindo, preservando as fibras o suco ajuda no combate ao colesterol, diabetes, compulsão alimentar, obesidade e constipação intestinal. Encontramos uma grande concentração de fibras também em produtos como: sementes de linhaça (marrom ou dourada), quinoa em flocos, amaranto em flocos, farelo de aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo. Estes produtos podem ser utilizados no preparo do suco. Escolha 1 colher de sopa de uma das opções acima para adicionar no preparo do suco. Desta forma você estará contribuindo para deixar o índice glicêmico mais baixo e o suco mais adequando para saúde.

Caso você tenha em casa uma centrífuga, e a partir deste momento não sabe como utilizá-la, segue a seguir uma sugestão mais apropriada para a saúde.

RECEITA DE SUCO VERDE NA CENTRÍFUGA:
4 folhas de couve
1 rodela de gengibre
1 cenoura grande
1 maçã grande
Passar na centrífuga os ingredientes na ordem descrita.Quando pronto, no copo, espremer ½ limão e acrescentar 1 colher de sopa de farinha de linhaça. Mexer até homogeneizar bem. Adoçar com adoçante natural à gosto. Rende um copo.

domingo, 13 de novembro de 2011

SUCOS VERDES

A clorofila é o pigmento que dá a coloração verde as hortaliças. Ela é riquíssima em nutrientes como magnésio, cálcio, compostos enxofrados, vitaminas do complexo B. O consumo regular de suco verde auxilia no tratamento de diversas patologias e processos orgânicos:

- Saúde óssea;
- Destoxificação orgânica e saúde do fígado;
- Anemia Ferropriva;
- Energético para casos de desnutrição ou má alimentação;
- Redução dos sintomas da TPM;
- Controle do apetite e vontade por doces e carboidratos;
- Melhora o controle do diabetes, facilitando a ação da insulina;
- Melhora o controle da pressão arterial, mantendo-a em níveis normais, por promover vasodilatação;
- É essencial para funcionamento normal do coração, prevenindo arritmias e mortalidade.
- Ação diurética e benéfica para o sistema circulatório;
- Ação digestiva, cicatrizante e calmante dos sintomas na Gastrite, Esofagite e Úlceras (gástrica e intestinal);
- Laxativo para restabelecimento da função intestinal.

SUCO VERDE BÁSICO
1 folha de couve ou 1 polpa de clorofila
1 opção de fruta (referente a 1 unidade pequena ou 1 xícara de chá)
Gotas de limão espremido
1 rodela de gengibre fresco ou folhas de hortelã frescas
1 colher de sopa de sementes de linhaça marrom ou dourada
Adoçar com adoçante natural a base de estévia ou sucralose (se desejar)
Modo de preparo: Cobrir os ingredientes com água ou água de coco. Bater no liquidificador, beber todo rendimento SEM COAR.

POLPA DE COUVE CONGELADA:
Em um copo de liquidificador bata couve picada (mantenha o talo), e água. Bastante folhas e pouca água, para ficar um massa homogênea e bem concentrada (polpa). Coloque este suco (sem peneirar) em copinhos de cafezinho (50ml) e leve para congelar. Utilize 1 ou 2 copinhos de polpa ao dia no suco.

sábado, 5 de novembro de 2011

SUCOTERAPIA

O alimento oferecido ao nosso organismo determina a saúde de cada célula e órgão do nosso corpo. O Corpo humano necessita de alimentos vivos (brotos, frutas e hortaliças cruas) para construir células vivas. Só assim tem estímulo para gerar energia, promover saúde, manter a imunidade fortalecida e o corpo livre de doenças e deficiências nutricionais.

POR QUE INCLUIR SUCO NA DIETA?
- É uma refeição extremamente prazerosa quando bem elaborada;
- É uma ótima forma de ingerir os nutrientes in natura extraídos das hortaliças e frutas. A absorção é imediata!
- As hortaliças são mais fáceis de digerir em forma de suco;
- É uma das melhores maneiras de alcalinizar o organismo, evitando doenças crônicas;
- Os sucos com vegetais verdes (especialmente escuros) fornecem boa quantidade de clorofila, promovendo a renovação celular e desintoxicação;
- Nos sucos a atividade enzimática da hortaliça é preservada, reforçando o processo digestivo e evitando patologias do sistema gastrointestinal;
- Facilitam a digestão e absorção de nutrientes.
- Quando corretamente elaborado, com fibras e baixo índice glicêmico, pode substituir o café da manhã ou lanhes (manhã e tarde) ajudando a promover emagrecimento saudável e regulação do metabolismo.



QUANDO BEBER SUCO?

- Pode ser usado como café da manhã sendo uma ótima opção para pessoas que não tem fome e não se alimentam pela manhã, mas estão dispostas a mudar hábitos e começar o dia com mais disposição e vitalidade. Para as pessoas que fazem o café da manhã um suco verde pode ser incluído antes dessa refeição;
- Pode ser usando como lanche da manhã, horário tradicional de fruta;
- Pode ser usado como lanche da tarde para quem deseja emagrecer, trocando os pães, café, leite e bolachas por um suco rico em fibras;
- Pode ser usando na ceia (última refeição do dia) para aqueles que têm o hábito de comer antes de deitar. Neste caso prefira os sucos com ingredientes que estimulem o sono como: maracujá, alface, maçã que são naturalmente calmantes e indutores do sono;
- Também pode ser usado por aqueles que sentirem uma “fominha fora de hora”, sendo menos calóricos os que têm vegetais ou uma opção de fruta apenas, como o suco verde básico;
- Para aqueles que abusaram ou tiveram festas e misturaram alimentos (massas, carnes, doces, etc) e bebidas no final de semana o suco verde básico serve para desintoxicar. Se o abuso cometido foi ao meio dia, você pode usar este suco à tarde ou à noite, caso o exagero tenha sido no fim do dia, você pode fazer o suco em jejum, trocando o café, leite e pães por uma refeição desintoxicante e diurética.


RECEITAS DO DIA:

MAÇÃ E ESPINAFRE
Bata no liquidificador em partes iguais de maçã e espinafre com água.
O espinafre é rico e ácido oxálico que se combina com a pectina da maçã formando uma substância única com poderosa ação de limpeza e desintoxicação do intestino.A maçã é rica em ferro, silício, magnésio, cloro, cobre, manganês, fósforo, potássio e enxofre. Seu suco é especialmente indicado para a pele, unhas e cabelos. Rica em ácido málico, que é ao mesmo tempo cicatrizante e purificador em casos de inflamação. Benefícios naturais: estimula músculos e nervos, ajuda a eliminar ácido úrico, rica em pectina que ajuda a reduzir o colesterol.


ABACAXI E SALSÃO
Bata no liquidificador 1 rodela de abacaxi com 1 talo de salsão em água.
O abacaxi é rico em uma enzima chamada bromelina que auxilia na digestão das proteínas, fazendo uma faxina no intestino. Ele é útil nos casos de: resfriados (dissolve o muco e o catarro), gota, piorréia e excesso de peso.O salsão é um ótimo antialérgico e ajuda a alcalinizar o organismo. Ele melhora a digestão, elimina ácido úrico, eleva a diurese. Ele é útil nos casos de: anemia, artrite, problemas na bexiga e na próstata, melhora o controle da pressão arterial