SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Receitas Salgadas com Abacate

O Brasil é o único país do mundo que tem o hábito de comer abacate com açúcar, o que faz a fruta ser diretamente associada ao alto valor calórico e ganho de peso, especialmente porque a maiorias das pessoas comem de forma exagerada, uma vez que já comentamos neste blog que a porção da fruta é referente a 2 colheres de sopa. No resto do mundo ele é consumido em preparações salgadas. Hoje vamos lhe passar algumas preparações salgadas com abacate, que além de rápidas e fáceis de preparar, vão ajudá-lo a usar o abacate na sua rotina alimentar, obtendo todos os benefícios que ele oferece.

Pasta de Abacate com Hortelã
Ingredientes: 1 abacate descascado e cortado em pedaços, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de tahine, 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, 1 dente de alho esmagado, ½ xícara de Hortelã picadinha. Pitadinha de pimenta seca em flocos.

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a hortelã e a pimenta que devem ser misturadas no creme pronto. Servir com torradas ou como molho de salada. Pode ser armazenado na geladeira por 3 dias, em um vidro bem fechado.


Patê de abacate com azeitona
Ingredientes:
½ abacate amassado, 1 colher de sobremesa de tahine salgado (pasta árabe feita com gergelim), 10 azeitonas pretas picadas.

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência cremosa.

Molho de Abacate para Salada
Ingredientes:
½ abacate grande, ½ pote de iogurte natural desnatado, 1 dente de alho amassado, 2 colheres de cebolinha picada, 1 colher de sopa de azeite de oliva, Sal e pimenta à gosto.

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes e guarde em um vidro na geladeira por no máximo 3 dias.


Até a próxima postagem, com as receitinhas doces com abacate!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aprenda as Dicas Culinárias com Abacate



CUIDADOS AO COMPRAR:

Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Algumas vezes apresentam manchas de cor marrom-clara na casca, mas este é um defeito apenas superficial que não altera a qualidade da fruta. Para saber se esta no ponto faça uma ligeira pressão com os dedos na casca, quando está maduro o dedo afunda levemente na fruta.

CUIDADOS NO PREPARO:

-A polpa deve estar sem fibras, esta sim sem manchas, começando a amolecer.
-Não pode ser cozido nem aquecido;
-Para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o num prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato, guardando-o na geladeira até o momento de servir;
-Para pratos salgados, use abacates bem maduros, caso contrário ficarão muito amargos;

COMO CONSERVAR

-Deve ser guardado em local fresco e arejado;
-Se desejar que o abacate amadureça mais rápido ao levar para casa, enrole em um saco de papel e coloque em ambiente sem luz;
-O abacate ainda verde não pode ser guardado na geladeira, pois interrompe o processo de maturação;
-Para que o abacate cortado não escureça, passe uma camada fina de limão na parte cortada;
-Quando for usar somente metade do abacate, deixe a outra metade guardada na geladeira com o caroço, para evitar que deteriore com rapidez;

A partir da próxima postagem estaremos publicando várias receitinhas!

domingo, 22 de maio de 2011

COMBATENDO UM MITO: Abacate aumenta o colesterol?

Escutamos todos os dias nossos pacientes afirmarem no consultório que não consomem abacate a vida toda porque foram ensinados já na infância que a fruta além de engordar aumenta o colesterol. Este é um dos grandes mitos da alimentação. O Abacate não possui colesterol na sua composição por ser de origem vegetal.
A gordura monoinsaturada do abacate, representada pelo ÁCIDO OLÉICO, a mesma gordura do azeite de oliva, protege os vasos sanguíneos e o coração contra infartos, tromboses, entupimento das veias, doenças cardíacas e bloqueia a ação do LDL (colesterol ruim).
O consumo freqüente de abacate reduz os níveis de Colesterol Total e Triglicerídeos e eleva os níveis do HDL (bom colesterol).

Receitinha para reduzir e prevenir o aumento do Colesterol
Vitamina de Abacate
Ingredientes:
1 Copo de bebida a base de soja sabor Banana
2 colheres de sopa de Abacate
1 colher de sopa cheia de farelo de aveia
1 colher de chá de cacau em pó.
Adoçante (a base de stévia ou sucralose) à gosto.
Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber imediatamente.

Dica: Se você deseja emagrecer, esta vitamina é uma ótima idéia para substituir temporariamente o café da manhã tradicional ou iniciar o hábito naqueles que não o praticam, tanto adultos como crianças. Para lanche da tarde também é uma boa opção.


Na próxima postagem vamos aprender Dicas Culinárias com o Abacate! Até semana que vem!

domingo, 15 de maio de 2011

ABACATE: aprenda a comer para emagrecer e tratar doenças crônicas

Aproveitando a época da safra do Abacate, que vai de fevereiro a julho, vamos saber um pouco mais sobre a fruta. Originário da América tropical, de regiões colonizadas por espanhóis, o abacate espalhou-se pela América do Sul, chegando até a Amazônia, podendo ser encontrado hoje em todas as regiões do Globo que possuem solos férteis e calor suficiente. Existe mais de 30 tipos de abacate no Brasil, atualmente o maior produtor mundial, mas exporta menos do que poderia, pois o nosso abacate é grande (pesa em média 500 gramas), sendo estranho aos consumidores europeus, acostumados a frutos de menores dimensões, como o avocado, cultivado há apenas 1 década no Brasil, o qual pesa cerca de 85 gramas apenas.

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

NOVIDADE: efeito anti-obesidade
Ele tem a fama de engordar, devido seu alto teor de gorduras e calorias, sempre foi tido como grande vilão das frutas e inimigo das dietas, mas agora, acredite se quiser, pesquisadores do mundo todo afirmam que a fruta emagrece, diminui o índice de massa corporal (IMC) e reduz em até 42% o risco de síndrome metabólica (desordem de saúde onde temos diabetes, hipertensão e obesidade associados). O segredo está em comer a fruta com freqüência em doses moderadas, sem açúcar ou em receitas leves.

Quais são os efeitos que auxiliam na redução de peso?
- Aumenta a saciedade, adia a fome e procura por alimentos;
- A presença de uma substância chamada Beta-sitosterol, reduz a inflamação das células, facilitando o emagrecimento, a perda de gordura corporal, melhorando o controle do diabetes;
- Quando consumido na hora de dormir, o abacate intensifica a ação do hormônio do crescimento (GH), que ajuda o corpo a formar mais músculos e usar a gordura estocada como fonte de energia.

Considerações sobre o peso corporal
Por ser um alimento calórico, o exagero não descarta aumento de peso, por isso é importantíssimo o consumo na quantidade correta e sem açúcar. Peça ajuda da sua Nutricionista para introduzi-lo com segurança na dieta. Lembrando que engordamos quando comemos mais do que gastamos! Infelizmente não existem milagres, devemos sempre ter bom senso e fazer boas escolhas alimentares, além de uma atividade física rotineira.

A quantidade correta é: em média 2 colheres de sopa, 3 vezes na semana

Outros benefícios do Abacate na Saúde:
- Importante para o crescimento das crianças e para nutrição equilibrada em idosos;
- Auxilia os diabéticos no controle da glicemia, devido seu baixo índice glicêmico;
- Importante para hipertensos, devido seu alto teor de potássio e insignificante teor de sódio;
- Previne e trata doenças cardiovasculares (gordura monoinsaturada);
- Essencial para tratamento de doenças do fígado (esteatose hepática - “gordura no fígado”, hepatite, intoxicações), devido seu alto teor de L-glutationa, um poderoso antioxidante, que ajuda a atenuar os danos provocados nesse órgão;
- Melhora problemas do aparelho digestivo (gastrite, prisão de ventre, cólicas intestinais e flatulência), além de possuir uma boa digestibilidade;
- Para atletas auxilia a força muscular e desempenho, por ser uma grande fonte de energia;
- O beta-sitosterol, também ajuda a combater rugas, acne e celulite;
- Possui polifenóis anticancerígenos, que ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres.


Nas próximas semanas continuaremos a postar assuntos sobre abacate, como, mitos sobre colesterol, dicas culinárias com a fruta e receitas doces e salgadas fáceis e rápidas. Aguardem e acompanhem !

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Receitinhas Doces com Tofu

Pessoal, não é o máximo poder fazer receitas doces com Tofu?? É por isso que em todas estas postagens não nos cansamos de comentar, além de suas propriedades nutricionais, sua versatilidade e seu rendimento na culinária. Com apenas 1 peça de 500gr é possivel fazer o tofu grelhado, os patezinhos e ainda sobrar para fazer a sobremesa! Aproveitem as receitas abaixo para adoçar o seu dia, a sua refeição e a sua vida com muita saúde!

TOFU FROZEN
Ingredientes: ½ pote de iogurte natural desnatado, 1 polpa de frutas congelada (morango, uva, maracujá), ½ xícara (ou 3 colheres de sopa) de tofu, adoçante a gosto. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme homogêneo. Sirva gelado.


PUDIM DE TOFU COM BANANA E CHOCOLATE
Ingredientes:
1 barra de chocolate amargo picado (150g), 300g de tofu, 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, 2 bananas-nanicas maduras cortadas em rodelas. Modo de preparo: Derreta o chocolate na potência 6 no microondas (ou banho Maria tradicional). Deixe esfriar e bata no liquidificador com o tofu até ficar cremoso. Adicione o açúcar e bata por mais alguns segundos. Distribua metade do creme na travessa. Coloque uma camada de banana e cubra com o restante do creme. Deixe gelar.



A partir da semana que vem vamos falar sobre todos os benefícios da fruta da época: o Abacate! Abraços, Até lá.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Receitinhas Fáceis com Tofu

Olá Pessoal!
Conforme prometemos, segue abaixo 2 receitinhas fáceis e deliciosas com tofu para usar como subtituto da margarina, maionese ou requeijão no pão integral do café da manhã, ou no recheio de um caprichado sanduíche natural no final do dia, com folhas verdes (rícula, agrião, alface) e outros vegetais coloridos! Também fica delicioso como aperitivo com torradinhas integrais !! Aproveitem, pois as receitas têm um ótimo rendimento e a família toda vai adorar!

PATÊ DE TOFU E AZEITONA
Ingredientes:
100g de tofu, 3 colheres de sopa de salsa picada, 5 colheres de sopa de azeitona preta (sem caroço) picada, 2 colheres de sopa de manjericão picado, 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta uniforme.

REQUEIJÃO DE SOJA
Ingredientes:
150 g de tofu, ½ xícara de água fervente, 1 colher (sopa) extrato soja, 3 colheres (sopa) azeite de oliva, sal e temperos a gosto (manjericão, salsinha, alho, pimenta, orégano)
Modo de preparo: Corte o tofu em pedaços e coloque no liquidificador, vá adicionando a água para tornar a mistura homogênea. Junte o azeite de oliva. Tempere a seu gosto e conserve na geladeira. Deixe a mistura mais líquida do que gostaria, pois ao esfriar ficará mais firme.
Dicas:
Opção 1:
pode preparar com mais água e deixar em ponto de molho para salada.
Opção 2: acrescentar agrião ou espinafre no preparo (liquidificador).
Opção 3: Pode ser usado no lugar do creme de leite em strogonoffs, pães e biscoitos.


Na próxima postagem aguardem receitas DOCES COM TOFU!

Imperdível!