SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PÓS PÁSCOA – DESINTOXICAÇÃO URGENTE


Galera, depois desse feriadão prolongado, depois de muitos abusos alimentares e muito mais chocolate do que juízo, o corpinho deve estar gritando: CHEGA!! Chega de dor de cabeça, náuseas, excesso de gases abdominais, mau funcionamento intestinal, nariz entupido, olheiras, ganho de peso, falta de energia, irritabilidade, insônia entre outros sintomas indesejáveis! Se você tem alguns desses sintomas é hora de começar a desintoxicar o seu corpo com uma alimentação mais leve e correr atrás do prejuízo.
Faça uma doação das sobras de chocolate, elimine de casa e faça uma criança carente feliz, vai fazer muito bem para seu o seu coração.

Para começar o processo beba muita água, vai ajudar a eliminar as toxinas. Um chá de dente-de-leão também pode ajudar. Faça uma infusão com 1 colher de sopa cheia da erva e 1 litro de água, ou seja, ferva a água, desligue, acrescente a erva, abafe por 10 minutos e coe. Beba o chá até 6 horas após o preparo. Você também pode bater com frutas e transformá-lo em um “suchá”.

PREFIRA:
· Todas as frutas, hortaliças e legumes, principalmente as da estação e de cultivo orgânico;
· Ervas e temperos naturais como tomilho, manjericão, sálvia, orégano, salsinha, cebolinha;
· Raízes (inhame, cará, abóbora, mandioca, batata-doce, batata yacon);
· Fibras: linhaça, farelos, gérmen de trigo, amaranto e quinoa em flocos;
· Gorduras vegetais: azeite de oliva, abacate, óleo de linhaça óleo de canola, óleo de arroz.

EVITE AO MÁXIMO:
· Açúcar de todos os tipos e doces em geral;
· Produtos de padaria a base de farinhas brancas (pão francês, sovado, de leite, bolachas de todos os tipos, pão de queijo, chineck, bolos e tortas);
· Frituras e lanches de rua (pizza, x-salada, coxinha, salgados);
· Carnes, Vísceras (coração, fígado, moela);
· Produtos industrializados (caixinhas e latinha, ricos em sal, sódio e conservantes);
· Refrigerantes (mesmo light e zero), sucos artificiais, bebidas alcoólicas.

Para acelerar o processo você pode fazer um belo suco verde e beber em jejum, segue uma sugestão simples:

RECEITA DE SUCO VERDE DESINTOXICANTE

Gotas de limão espremido
1 opção fruta (1 maçã ou 1 pêra ou 1 fatia grossa de abacaxi ou melão ou 1 polpa de uva congelada ou 2 colheres de sopa de abacate)
1 folha de couve ou 1 punhado de broto de alfafa
1 rodela fina de gengibre
1 colher de sopa de sementes de linhaça (marrom ou dourada)
Cobrir com água e bater no liquididificador
Se necessário, adoce com adoçante a base de stévia ou sucralose.
Beber sem coar todo rendimento do suco.

Esta receita pode substituir o café da manhã para quem deseja emagrecer.
A couve é uma hortaliça rica em minerais como cálcio, ferro, zinco e principalmente magnésio. Além disso, ela ainda contem uma substância (MSM) que desintoxica o fígado e possui propriedades cicatrizantes.

Essa foi uma postagem de emergência!!
Na seqüência vamos postar várias receitinha com TOFU, como prometemos,
até logo !!






























quinta-feira, 21 de abril de 2011

COMO CONSUMIR O TOFU??

É um alimento de textura macia e porosa, muito versátil e fácil de preparar, pois seu sabor extremamente suave e neutro permite que ele absorva rapidamente o sabor dos temperos, molhos ou demais ingredientes usados em seu preparo, combinando até mesmo com preparações doces. Pode ser consumido in natura, cozido ou refogado sem alterar suas propriedades nutricionais.
Na culinária japonesa, em geral, é temperado com shoyu (molho à base de soja) e gengibre ralado. Pode ser utilizado picadinho em saladas, batido em molhos, grelhado, em sanduíches, em forma de requeijão, patês, sopas, entre outros.

Qual quantidade a ser consumida de soja por dia?
Apesar de os efeitos da soja encantarem os que desejam cuidar da saúde, é preciso ter cuidado com o excesso no consumo. Escolha apenas uma porção de um alimento a base de soja para consumir diariamente: 1 xícara de leite de soja ou ½ xícara de tofu ou 100g de soja cozida em grãos (5 colheres de sopa).
Produtos a base de soja como molhos e óleo de soja não contém isoflavonas e não exercem os efeitos protetores relacionados, além de serem ricos em sódio. Lembrando que numa alimentação saudável deve haver variedade, não existem alimentos que são completos.

Encontramos o Tofu em diferentes versões no supermercado:
Cremoso (ou soft):
macio, é usado em patê ou pudim.
Firme: mais durinho, é indicado para o consumo in natura ou na sopa (missoshiru).
Defumado: o sabor é acentuado, substituindo a carne na feijoada vegetariana ou o bacon no caldo verde.

Modo de Armazenar:
O tofu deve ser conservado dentro de um pote com água que deve ser trocada diariamente e guardado na geladeira, por no máximo 1 semana.
O Tofu também pode ser congelado, dentro da sua embalagem original, mantendo-se conservado até 5 meses. Este método de conservação pode alterar a sua textura e cor, tornando-se mais esponjoso e absorvente e com coloração mais amarelada.



Vamos testar um receita simples e fácil?


TOFU GRELHADO

Corte uma fatia de tofu da grossura de um dedo, passe um pouco de sal e azeite de oliva em cada lado. Coloque na frigideira de tefal quente, doure dos dois lados. Pode ser comido com pão no desjejum ou acompanhando salada no almoço ou no jantar, substituindo a carne (frango, peixe, ovos).


Acompanhe nos próximos capítulos mais receitas deliciosas e práticas com Tofu!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

VOCÊ CONHECE O TOFU?


O QUE É O TOFU ? O tofu é um tipo de queijo feito a base de “leite de soja” coagulado e solidificado. É um alimento originário da China, que foi introduzido no Japão pelos monges budistas por volta do ano 600. Há mais de 2.000 anos o tofu é um excelente aliado da nossa saúde.


PROPRIEDADES NUTRICIONAIS: Destaca-se como um alimento de baixas calorias, alto valor protéico e nutritivo, que funciona como uma importante fonte de ácidos graxos poliinsaturados (Ômegas 3 e 6), aminoácidos, minerais (cálcio, fósforo, magnésio e ferro) e vitaminas (B, D, E, F, K), ao mesmo tempo em que apresenta baixa proporção de gorduras saturadas, ausência total de colesterol, por ser de origem vegetal, sendo indicado para vegetarianos como substituto da carne, frango, peixe, ovos e para todos aqueles quem desejam emagrecer com saúde, sem passar fome e sem perder músculos.


BENEFÍCIOS DO TOFU PARA SAÚDE:


Controle e perda de peso: por ser um alimento de baixa caloria e alto teor de nutrientes;


Alivio dos sintomas de Menopausa: por concentrar uma grande quantidade de isoflavonas (fitoestrógenos da soja que contribuem para o equilíbrio dos hormônios femininos), o uso constante de tofu, nos 5 anos que antecedem a menopausa pode ajudar a amenizar os sintomas e diminuir a freqüência dos mesmos;


Proteção dos ossos: o tofu é uma riquíssima fonte de cálcio vegetal. Seu consumo auxilia na prevenção e tratamento de Osteopenia e Osteoporose;


Equilíbrio da Microbiota Intestinal: é rico em microorganismos como lactobacilos que repõem e auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, o que pode ajudar no combate das alergias, melhora no funcionamento intestinal, aumento da absorção de nutrientes e aumento da defesas orgânicas;


Desintoxicante;


Fortificante: devido seu alto teor de vitaminas do complexo B, especialmente magnésio; Aumento de massa muscular: a proteína do tofu é muito bem aproveitada pelo organismo;


Prevenção de doenças cardiovasculares: as isoflavonas são responsáveis pela redução de colesterol total, LDL (ruim) e triglicerídeos, e aumento do colesterol HDL (bom) em menor proporção;


Proteção cerebral: por conter colina, componente que protege as células cerebrais, há indícios de que o tofu ajude a diminuir o cansaço mental;


Ação Anticancerígena: as isoflavonas estão associadas a prevenção de câncer de mama, pulmão, cólon, reto, estômago e próstata. A soja bloqueia a formação de cancerígenos perigosos provenientes dos corantes e conservantes dos embutidos e alguns enlatados.


No próximo capítulo vamos aprender como utilizar o tofu na dieta, onde encontrar, forma de ser consumido e modo de armazenar!


Acompanhe !!